Cultura |
Livro apresentado em Lisboa
‘António secreto. A força de um Santo’
<<
1/
>>
Imagem

Baseado em documentos e textos autênticos escritos pelo próprio Santo António, o livro ‘António secreto. A força de um Santo’ foi lançado no Museu de Lisboa - Núcleo de Santo António, na tarde do passado dia 11 de junho. Após a publicação original em italiano, o romance histórico da autoria de Nicola Vergo ganha, agora, uma edição em português, com a chancela da Paulinas Editora.

“O livro remete o leitor para uma época cativante, rica de grandes fervores e conflitos religiosos que lançaram as bases da Europa e do pensamento moderno. Trata-se de um romance histórico no qual se conta a vida de um dos maiores santos do Cristianismo: Santo António de Lisboa - Pádua. No livro emerge um «António secreto», ou seja, íntimo, com os seus problemas, as suas crises, os seus caminhos e as suas reflexões internas... António move-se por entre intrincadas vivências pessoais e escolhas difíceis, guerras e interesses políticos, disputas teológicas e prelados corruptos, defesa dos pobres e luta contra a usura e os prepotentes”, revela a editora.

A edição italiana, publicada por Edizioni Messagero Padova, teve supervisão histórica de Luciano Bertazzo, diretor do Centro de Estudos Antonianos e docente de História da Igreja na Faculdade de Teologia de Triveneto. Bertazzo afirma que “durante a redação do romance, a pesquisa histórica evidenciou alguns pormenores inéditos da vida do Santo que, se forem confirmados por estudos posteriores, poderão constituir uma descoberta de grande valia”.

A edição portuguesa foi traduzida por Maria da Graça Ferrão e teve a supervisão de frei Severino Centomo, franciscano e chefe de redação da revista ‘O Mensageiro de Santo António’.

fotos por Paulinas Editora

 

___________

Santo António na cerâmica de Delfim Manuel

O Museu de Lisboa - Núcleo de Santo António recebe, a partir deste sábado, 18 de junho, a exposição ‘Do Altar para a Rua’, com 13 peças do ceramista Delfim Manuel, criadas exclusivamente para esta mostra. Nos últimos 25 anos, este artista de Rebordões (Santo Tirso) “criou, anualmente, uma imagem única de Santo António, que produz em pequenas séries numeradas”, assinala uma nota, referindo que “são esses trabalhos que se juntam às 13 peças inéditas” nesta exposição. A entrada é livre.

Informações: www.museudelisboa.pt/pt/nucleos/santo-antonio

foto por Museu de Lisboa

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES