JMJ Lisboa 2023 |
Fique a conhecer
COD do Porto
<<
1/
>>
Imagem

O COD do Porto vai sentindo “um pulsar cada vez maior e melhor” de toda a diocese à medida de que se aproxima a JMJ Lisboa 2023. Já em outubro próximo, a peregrinação dos símbolos da JMJ nesta diocese “serão um acordar definitivo” para essa realidade, garante o coordenador do COD do Porto, padre Jorge Nunes.

Este Comité está dividido em “quatro grandes setores”: secretaria, alojamento, terreno e vivência. “Na secretaria, encontram-se os assuntos económicos e as relações institucionais; no alojamento, temos os institutos religiosos e congregações, as famílias de acolhimento e as inscrições; no terreno, temos os voluntários, a logística e os eventos; por último, na vivência, temos a comunicação, os conteúdos, a liturgia e, desde há pouco tempo, as equipas da pastoral universitária e das escolas”, descreve o sacerdote, indicando que, entre responsáveis de equipas, são cerca de 20 a 25 pessoas envolvidas, a somar a outras dezenas que constituem cada equipa. Apesar de toda a equipa da Pastoral Juvenil estar inserida em cada uma destas equipas, foram convidados leigos e sacerdotes de outros secretariados diocesanos. “Cada secretariado, como por exemplo os da Liturgia, Família ou Saúde, está representado com duas pessoas”, revela.

A organização das equipas em COVs vão dar lugar, após a JMJ Lisboa 2023, às equipas vicariais da juventude, “mantendo a estrutura e as pessoas”, avança o padre Jorge Nunes, destacando a importância do documento diocesano ‘Levanta-te, Cristo vive em ti’, que pretende preparar esta mudança.

Para já, a juntar aos habituais ‘Dia 23’, o ‘Km 11’, nos dias 23 e 24 de julho, é a próxima iniciativa na agenda, que está a ser organizada “em comunhão” com as dioceses do norte de Portugal.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES