JMJ Lisboa 2023 |
Alunos de EMRC desafiados
Conhecer a história das JMJs e ter “papel interventivo” na Jornada de Lisboa
<<
1/
>>
Imagem

O coordenador nacional da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), António Cordeiro, revela que esta disciplina está a procurar “consciencializar” os alunos para a “disponibilidade” em “desempenharem um papel interventivo na JMJ Lisboa 2023”. Desde o ano letivo 2019-2020, os adolescentes e jovens têm tido aulas sobre a JMJ. “No 3.º Ciclo, a proposta é focada na génese e na exploração da mensagem de diferentes JMJs, procurando daí extrair, dessa mensagem, os valores que a disciplina veicula em contexto de sala de aula. Neste próximo ano letivo, será explorada a mensagem do Papa para a JMJ Lisboa 2023, com um apelo à dimensão do acolhimento”, explica António Cordeiro.

No Ensino Secundário, a proposta procurou, desde logo, focar no “desafio a ser para os outros”. Segundo o coordenador nacional da disciplina de EMRC, “as aulas versaram sobre a reflexão acerca do que é ser voluntário e o exercício de cidadania, para se passar a um outro passo, que é o que cada um pode fazer no seu espaço – escolar e familiar”. Com esta proposta, pretende-se “apontar o caminho” para que os alunos se possam sentir “disponíveis” para intervir na preparação da JMJ Lisboa 2023.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES