
Com data de 16 de julho, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, publicou o decreto com as ‘Nomeações para o ano pastoral 2022-2023’. O Jornal VOZ DA VERDADE publica a lista.
PÁROCOS
* P. Eduardo Alfredo Abril López, pároco do Carvalhal e de Pero Moniz, sendo dispensado dos anteriores ofícios.
* P. Faustino Tchitetele, MS, pároco de Encarnação (Mafra), sendo dispensado do anterior ofício.
* P. João Bernardo Rebelo de Sousa e Silva, pároco de Aldeia Galega da Merceana, de Aldeia Gavinha e de São Miguel de Palhacana, sendo dispensado do anterior ofício.
* P. José Luís Gonçalves da Costa, pároco de Laveiras-Caxias, acumulando com os anteriores ofícios.
* P. Mário Jorge do Rego Barbosa, OFM, pároco do Bairro do Padre Cruz.
* P. Mário Rui Serralheiro Marçal, OP, pároco de São Domingos de Benfica.
* P. Paulo Jorge Moreira Coelho, SCJ, pároco de Alfragide.
* P. Ricardo Miguel Sousa Franco, pároco do Moledo e de São Bartolomeu dos Galegos, acumulando com os anteriores ofícios.
* P. Salvatore Forte, pároco de Famalicão e da Pederneira, acumulando com o ofício de pároco do Bárrio.
* P. Sérgio Miguel Nota Pinheiro, OFM, pároco de Carnide.
* P. Tiago Ferreira Roque, pároco de Alcobaça e da Vestiaria, sendo dispensado dos anteriores ofícios.
VIGÁRIOS PAROQUIAIS
* P. Afonso de Jesus Rosa Sousa, vigário paroquial do Parque das Nações.
* P. Ángel David Azcurra Rodriguez, vigário paroquial do Bárrio, de Famalicão e da Pederneira.
* P. David Emanuel Francisco Palatino, vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima.
* P. Diogo Alexandre Martins Tomás, vigário paroquial da Lourinhã, da Marquiteira, da Marteleira, do Moledo e de São Bartolomeu dos Galegos.
* P. Fábio José Santos Alexandre, vigário paroquial da Abrigada, de Santo Estêvão de Alenquer, de Nossa Senhora da Assunção de Alenquer e de Ota.
* P. Gabriel Fernando Firmino, MS, vigário paroquial de Atouguia da Baleia e de Serra d’El-Rei.
* P. Hélio Catomba Caheca João, MS, vigário paroquial de Nossa Senhora da Encarnação (Mafra).
* P. João Bernardo Rebelo de Sousa e Silva, vigário paroquial da Carnota, de Olhalvo, de São Miguel de Palhacana, da Ventosa e de Vila Verde dos Francos.
* P. Junito Miguel Batista, OP, vigário paroquial de São Domingos de Benfica.
* P. Lourenço Maria Teixeira da Silva Durão Lino, vigário paroquial de Algés e de Cruz Quebrada-Dafundo.
* P. Miguel Quissola, SMM, vigário paroquial da Póvoa de Santo Adrião.
* P. Paul Binoy James Panachithara, vigário paroquial de Alcântara, deixando os anteriores ofícios.
* P. Pedro de Jesus Rosa Sousa, vigário paroquial de Bucelas, de Fanhões, de Loures, de Santo Antão do Tojal e de São Julião do Tojal.
* P. Saferinus Njo, SMM, vigário paroquial da Póvoa de Santo Adrião.
CÚRIA PATRIARCAL
Maria de Fátima Nunes, diretora do Setor da Pastoral Escolar - Secretariado Diocesano do Ensino Religioso (SDER).
REITORIAS
* P. Alexandre Francisco Ferreira dos Santos, SCJ, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Rocha.
* Cón. Jorge Manuel Tomaz Dias, reitor da Igreja de São Vicente de Fora, acumulando com os anteriores ofícios.
CAPELANIAS
* P. Tiago Ferreira Roque, capelão do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, Alcobaça.
DIÁCONOS PERMANENTES
* Diác. Armando Figueiredo Marques, paróquia de Montelavar, mantendo a colaboração na paróquia da Terrugem.
* Diác. Carlos Alberto Baptista, paróquia da Parede e colaborador do Assistente Religioso e Espiritual do Estabelecimento Prisional de Tires.
* Diác. João Carlos Morais Correia, paróquia do Parque das Nações, mantendo-se colaborador na paróquia de Moscavide.
* Diác. Joaquim Gonçalves Craveiro, paróquia de Rio de Mouro, sendo dispensado dos anteriores ofícios.
* Diác. José Alberto Carvalho da Silva, paróquia de São Mamede da Ventosa e do Turcifal, sendo dispensado dos anteriores ofícios.
* Diác. José Paulo da Silva Tomé Romero, paróquia de Santa Catarina e do Carvalhal Benfeito, sendo dispensado dos anteriores ofícios.
* Diác. Manuel Lopes Marques, paróquia de Moita dos Ferreiros e de São Lourenço dos Francos, sendo dispensado dos anteriores ofícios.
* Diác. Samuel Peres de Noronha Sanches, paróquia de Alcabideche¸ sendo dispensado do anterior ofício.
________________
Dispensados de ofícios:
* O P. Aníbal Azevedo Pinto, de pároco da paróquia do Carvalhal e de Pero Moniz.
* O P. António Tomás Correia, SCJ, de reitor do Santuário de Nossa Senhora da Rocha.
* O P. Gonçalo José Gomes Figueiredo, OFM, de pároco das paróquias de Carnide e do Bairro do Padre Cruz, e de vigário paroquial da Pontinha.
* O P. José Luís dos Santos Guerreiro, de pároco das paróquias do Moledo e de São Bartolomeu dos Galegos.
* O P. Frei José Manuel Correia Fernandes, OP, de pároco de São Domingos de Benfica.
* O P. Miguel Maria de Sousa Rêgo de Cabedo e Vasconcelos, de vigário paroquial de Algés e da Cruz Quebrada-Dafundo.
* O P. Paulo Jorge Marques da Costa Malícia, de diretor do Setor da Pastoral Escolar – Secretariado Diocesano do Ensino Religioso.
* O P. Ricardo Manuel Alves Cristóvão, de pároco de Alcobaça e da Vestiaria e de capelão do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira.
* O Diác. Alfredo Manuel Lourenço Bento, de colaborador nas paróquias de Vila Verde dos Francos, de Olhalvo, da Ventosa, de Palhacana, de Aldeia Galega da Merceana e de Aldeia Gavinha.
* O Diác. Amândio do Carmo Vicente Alexandre, de colaborador das paróquias de Massamá e Queluz, mantendo-se colaborador da paróquia de Monte Abraão.
* O Diác. António José Silva de Jesus Fonseca, de colaborador das paróquias de Arranhó, da Carnota e Sobral de Monte Agraço, mantendo-se colaborador das paróquias de Arruda dos Vinhos e Cardosas.
* O Diác. António Nelson Dias Antunes, de colaborador da paróquia de São João de Deus.
* O Diác. António Rui Pinto Romano, de colaborador da paróquia de Arroios.
* O Diác. Domingos Cabral Landim, de colaborador da paróquia de Matacães, mantendo-se colaborador das paróquias de Monte Redondo, Ramalhal e Maxial.
* O Diác. João Baltazar Silva Carmona, de colaborador da paróquia de São João de Deus.
* O Diác. Joaquim Gonçalves Craveiro, de colaborador das paróquias de Sintra.
* O Diác. José Bernardo da Silva Lucas, de colaborador das paróquias de Alcainça, Venda do Pinheiro, Milharado, Malveira, Mafra, Igreja Nova, Gradil, Cheleiros e de Vila Franca do Rosário, mantendo-se colaborador das paróquias de Enxara do Bispo e de Azueira.
* O Diác. Luís Alberto Póvoa Escola, de colaborador das paróquias de Santo Isidoro e do Sobral da Abelheira, mantendo-se colaborador da paróquia da Encarnação (Mafra).
* O Diác. Manuel Ferreira Baltar, de colaborador das paróquias do Carregado e de Cadafais.
* O Diác. Manuel Mendes de Sousa Adaixo, de colaborador das paróquias de Monte Abraão e de Queluz, mantendo-se colaborador da paróquia de Massamá.
* O Diác. Mário do Nascimento Alcântara de Mateus, de colaborador das paróquias de Alcainça, Venda do Pinheiro, Milharado, Malveira, Mafra, Igreja Nova, Gradil, Enxara do Bispo, Cheleiros, Azueira e de Vila Franca do Rosário.
![]() |
José Luís Nunes Martins
A vida é uma luta constante, na qual é preciso que cada um de nós escolha com sabedoria as lutas em que entra, em que momento e com que estratégia.
ver [+]
|
![]() |
P. Manuel Barbosa, scj
1. Uma lei para matar.
Após um longo processo legislativo, que andou pelas mentes dos deputados sem...
ver [+]
|