Lisboa |
Paróquias do Patriarcado de Lisboa organizam campos de férias católicos
Jesus faz parte das férias
<<
1/
>>
Imagem

O ‘Cool Camp’, da paróquia da Amadora, e o ‘Férias com Jesus’, organizado por 11 paróquias do Oeste, são dois exemplos de campos de férias católicos que estão a proporcionar um tempo de verão com Jesus a muitas crianças, adolescentes e jovens.

 

Dar aos meninos da paróquia da Amadora as melhores férias das suas vidas! Era este o sonho de Helena Barbosa, coordenadora da catequese da infância desta paróquia, que foi possível concretizar em 2016 e que, neste ano, se voltou a realizar. O ‘Cool Camp’ está então a receber, nesta semana, 24 crianças e adolescentes, entre os 6 e os 14 anos, na casa da Comunidade Shalom em Santo Amaro de Oeiras. “Este campo nasceu de um sonho que eu já tinha há muito tempo: dar a oportunidade aos nossos meninos da Amadora – que a maior parte deles não tem condições para estar em campos de férias com os valores que existem – de terem um campo de férias com valores acessíveis. Temos muitos pais a dizer que os filhos não teriam esta oportunidade se não fosse assim, com a paróquia”, salienta esta leiga, de 49 anos, ao Jornal VOZ DA VERDADE.

De 16 a 23 de julho, o ‘Cool Camp’, segundo os responsáveis, tem procurado ser “o campo de férias mais cool de sempre”. “Durante a semana, o objetivo é apenas o proporcionar a melhor semana de férias da vida destes meninos. Ser um verão inesquecível! Todas as manhãs, fazemos muita praia, que fica a 600 metros da casa da Comunidade Shalom; à tarde, fazemos jogos, já fizemos um escape room, vamos ainda fazer um peddy-paper por Oeiras e contamos ter a visita do nosso pároco, o padre Carlos Jorge”, conta Helena, referindo que, “em todas as edições”, procuram também ter “uma atividade extra” ao campo de férias. “Tentamos fazer uns ‘malabarismos’ para conseguirmos ter atividades dentro do orçamento, que é curto. Num ano, tivemos uma atividade com a equipa de juniores de rugby do Sporting; este ano, vamos tentar levar um senhor que faz uma apresentação de animais exóticos”, revela.

 

Trabalhar os valores

Após quatro edições de verão (em 2016, na Várzea de Sintra, e em 2017, 2018 e 2019, todas no Externato de Penafirme) e uma pequena colónia no Natal de 2018, esta atividade não se realizou nos dois anos seguintes, devido à pandemia, mas retomou este ano. “Primeiro, procuramos ter Jesus na vida destes meninos e ter pequenos momentos de oração, trabalhando muito os valores. Tentamos que eles se divirtam e tenham espírito de grupo e espírito de entreajuda”, resume esta leiga, que pertence “desde sempre” à paróquia da Amadora.

Helena Barbosa integra a equipa de coordenação, juntamente com outra catequista, e considera que teve “uma ideia doida de levar para a frente um campo de férias de inspiração católica”. “A maior parte dos nossos meninos estão na catequese, mas nem todos, porque vêm alguns amigos deles, mas não têm que estar obrigatoriamente na catequese, nem ser da Amadora”, frisa. Contudo, este campo de férias tem a marca cristã. “Explicamos aos pais que Jesus e Deus fazem parte do nosso campo de férias, que temos momentos de oração, e todos são convidados a entrar”, sublinha Helena, que tem dois filhos, o Tiago, de 20 anos e que é monitor neste campo de férias, e a Beatriz, de 15 anos, que está “num intermédio”, porque “sempre esteve na colónia, mas agora não tem idade” e também “ainda não pode ser monitora”.

Todos os monitores do ‘Cool Camp’ da paróquia da Amadora têm entre os 17 e os 25 anos e são animadores dos grupos de jovens, catequistas ou escuteiros e trabalham voluntariamente. “Dão o seu tempo para dar a estes meninos a melhor semana de férias da vida deles”, refere, orgulhosa, Helena Barbosa, a leiga que um dia sonhou poder proporcionar um verão inesquecível aos meninos da Amadora.

 

Férias com Jesus

Se o ‘Cool Camp’, da paróquia da Amadora, está a decorrer por estes dias, em Oeiras, as ‘Férias com Jesus’ 2022 tiveram lugar no início deste mês e foram organizadas por 11 paróquias do Oeste do Patriarcado de Lisboa: as paróquias da Unidade Pastoral da Merceana (Aldeia Galega da Merceana, Aldeia Gavinha e São Miguel de Palhacana), Ventosa, Vila Verde dos Francos, Olhalvo, Carnota, Carvoeira, São Domingos de Carmões, Dois Portos e Runa. De 4 a 9 de julho, 50 adolescentes e jovens, entre os 12 e os 19 anos, viveram, em São Martinho do Porto, uma semana inesquecível. “Este é um projeto que, acima de tudo, procura levar Jesus ao coração daqueles jovens, que durante o ano letivo andam na correria do dia a dia e a quem, pelo menos naquela semana, tentamos deixar uma semente que depois possa crescer ao longo do ano”, conta Joana Inês, ao Jornal VOZ DA VERDADE.

Esta leiga, que juntamente com os padres João Sobreiro e Rui Gregório está na fundação das ‘Férias com Jesus’, salienta que este é um projeto missionário, que começou em 2013 e se realizou todos os anos, exceto nos últimos dois, devido à pandemia. “O nosso conceito é a missão. Nos dois primeiros anos, era só lazer, mesmo férias e atividades lúdicas, apesar de terem Eucaristia diária; a partir do terceiro ano, começámos com o conceito missionário e começou a tomar outra proporção no sentido do enriquecimento, porque vamos aos lares, a creches, andamos no porta a porta a passar a mensagem de Cristo, temos o grupo que fica em oração na igreja…”, explica esta leiga, de 42 anos, da paróquia de São Miguel de Palhacana.

 

Rumo à JMJ Lisboa 2023

‘Jovem, levanta-te e sê testemunha!’ foi o tema das ‘Férias com Jesus’ 2022. “A manhã foi sempre de missão e/ou formação e a tarde mais lúdica, com praia ou piscina. Pretendíamos que toda a atividade se desenrolasse em torno da temática de uma viagem de comboio rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023”, refere Joana. Os jovens e os 12 monitores ficaram alojados no pavilhão da junta de freguesia de São Martinho do Porto e todo o campo de férias foi realizado “em parceria” com a paróquia local. “Todos os dias, iniciávamos as atividades com a oração da manhã e tínhamos também Eucaristia diária com a comunidade, às 19h00”, salienta.

Com a dinâmica da viagem de comboio, os grupos estavam divididos em ‘carruagens’, sendo que “cada carruagem correspondia a um santo patrono da JMJ nascido em Portugal”. “Os jovens também tiveram de fazer um vídeo criativo sobre o seu patrono”, refere Joana, lembrando ainda que os adolescentes e jovens destas 11 paróquias (que representam duas vigararias: Alenquer e Torres Vedras) tiveram “ateliers para realizar ofertas, que depois levaram aos utentes”. Num dos dias, foi feita “uma viagem de comboio até Óbidos”, onde o pároco, padre Ricardo Figueiredo, “falou sobre a vida de Carlo Acutis”. “Todos os miúdos trouxeram um livro sobre este beato da Igreja”, revela, destacando ainda o peddy-paper nesta terra. Nas noites, houve “uma vigília penitencial”, mas também “momentos de festa e convívio”, para “desmembrar os grupinhos” e “começarem todos a ser um só grupo”, “noite de oração no âmbito de Taizé, iniciada na praia e que seguiu até à igreja paroquial, em procissão, a cantar, e que contou com a participação de alguns pais”. “Na última noite, tivemos a festa final, com um ‘interrail’, em que cada grupo fez uma apresentação surpresa, com peças de teatro e músicas”, conta.

Para Joana Inês, as ‘Férias com Jesus’ são “o combustível para o ano que vem”. “Jesus está presente em tudo neste campo de férias”, garante.

 

______________


Exemplos de campos de férias católicos que vão decorrer nos próximos meses

 

Nos habituais meses de férias, entre julho e setembro, diversas paróquias do Patriarcado de Lisboa organizam campos de férias católicos para jovens e adolescentes, que são uma oportunidade para os mais novos terem férias com Jesus.

 

AIRADA

Criado, em 2018, pelo GuêJota (grupo de jovens da paróquia de Algés e Miraflores), destinado a adolescentes, tem como objetivo fomentar a vida cristã, de um modo simples e alegre.

Airada 2022: de 27 a 31 de agosto, em Elvas, para nascidos entre 2006 e 2009

www.facebook.com/airada.oficial

 

Campo GRANDE

O campo de férias católico da paróquia do Campo Grande “promete muita animação e umas férias inesquecíveis, sempre com Jesus!”.

Campo GRANDE 2022: de 31 de julho a 5 de agosto, na zona da Praia da Maçãs, para adolescentes dos 12 aos 14 anos

www.igrejacampogrande.pt/grande

 

CETÁCEOS

Este campo de férias católico de Atouguia da Baleia foi criado por um grupo de missionários da Missão País que esteve em missão nesta paróquia em 2017.

Cetáceos 2022: de 3 a 10 de setembro, no Convento do Varatojo, para adolescentes e jovens nascidos entre 2005 e 2009

www.instagram.com/cetaceos__/

 

CRAVAS e MILONGA

As paróquias do Estoril e de Cascais organizam os campos de fé(rias) Cravas e Milonga.

Cravas 2022: de 15 a 20 de agosto, para jovens dos 15 aos 17 anos

Milonga 2022: de 29 de agosto a 3 de setembro, para adolescentes dos 12 aos 14 anos

www.paroquiadoestoril.com

 

JOANETES

Organizado pela paróquia de Santa Joana, Princesa, em Lisboa, este campo de férias desafia a “encontrar de novo Jesus”.

Joanetes 2022: de 5 a 9 de setembro, para jovens entre os 12 e os 15 anos

www.facebook.com/paroquiasantajoanaprincesa

 

PIRULITOS

Os Pirulitos são campos de férias católicos, organizados pela paróquia do Parque das Nações e pela Navegar - Associação Humanitária para a Cooperação e Desenvolvimento.

Pirulitos 2022: de 22 a 27 agosto, para todos os nascidos entre 2006 e 2011

www.facebook.com/campoferiaspirulitos

 

TAGASTE

O acampamento Tagaste é organizado pela JAP - Juventude Agostiniana Portuguesa, em colaboração com as paróquias agostinianas do Patriarcado de Lisboa (São Domingos de Rana e Santa Iria de Azóia).

Tagaste 2022: de 25 de agosto a 3 de setembro, no Centro Escutista do Oeste (Salir do Porto)

www.facebook.com/japosa25

texto por Diogo Paiva Brandão; fotos por ‘Cool Camp’ e ‘Férias com Jesus’
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES