

A partir dos braços de Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 convidou os jovens brasileiros a participarem na próxima Jornada Mundial da Juventude. Durante a deslocação de uma delegação do COL da JMJ Lisboa 2023 ao Brasil para divulgar a Jornada e motivar à participação de peregrinos brasileiros, realizou-se uma visita ao Santuário de Cristo Redentor. “Não imaginava poder subir tão alto para anunciar a JMJ Lisboa 2023”, afirmou, na ocasião, D. Américo Aguiar, agradecendo a “experiência única” de estar “literalmente dentro” do Cristo Redentor do Corcovado.
O Bispo Auxiliar de Lisboa desafiou todos os portugueses ao acolhimento dos jovens. “Queremos que as aldeias, as vilas, as cidades, as famílias, de Lisboa e de todas as dioceses do país se preparem para acolher os jovens, com carinho, como dizem aqui, e de braços abertos, como o Cristo Redentor, para acolhermos a juventude do mundo inteiro, que está a ser convidada pelo Papa Francisco para ir até Lisboa”, afirmou.
A visita à Arquidiocese do Rio de Janeiro, que decorreu na última semana e incluiu encontros com o Arcebispo D. Orani Tempesta, com os delegados da juventude da região e com os membros da organização da JMJ Rio 2013, realizou-se após a participação na Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Para Beatriz Gonçalves, voluntária do COL da JMJ Lisboa 2023 que integra a comitiva, foi “fundamental” participar no encontro dos Bispos do Brasil para “dar a conhecer a Jornada que vai acontecer em Portugal”. Para José Carlos Pasternak, os contactos com os prelados brasileiros foram uma “experiência enriquecedora”. “Temos alcançado o objetivo: fazer a JMJ mais conhecida no Brasil e incentivar e encorajar os Bispos, os padres, os jovens a participarem”, afirmou. Segundo Pedro Ary, a preocupação principal dos jovens brasileiros é “o bilhete de avião, é atravessar o Atlântico”. “É o maior custo para um peregrino vindo do Brasil”, e que exige “mais esforço”, sublinhou.
Após a presença no Rio de Janeiro, a delegação do COL da JMJ Lisboa 2023 prossegue o contacto com outras dioceses do Brasil.
__________________
Inscrições para a JMJ vão abrir até ao final de outubro
Durante a presença na Assembleia Plenária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, anunciou que as inscrições dos peregrinos para a JMJ Lisboa 2023, que vai decorrer entre 1 e 6 de agosto de 2023, vão abrir “até ao final do mês de outubro” e que “o Papa será o primeiro peregrino a inscrever-se”.
![]() |
José Luís Nunes Martins
Hoje, as histórias de amor parece que acabam pouco depois de começarem. Poucos são os que julgam que...
ver [+]
|
![]() |
P. Manuel Barbosa, scj
1. Nos dez anos de exercício de ministério pontifício como Bispo de Roma e Pastor da Igreja Universal,...
ver [+]
|