JMJ Lisboa 2023 |
Brasil
Acolhamos todos “de braços abertos”
<<
1/
>>
Imagem
Video

A partir dos braços de Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 convidou os jovens brasileiros a participarem na próxima Jornada Mundial da Juventude. Durante a deslocação de uma delegação do COL da JMJ Lisboa 2023 ao Brasil para divulgar a Jornada e motivar à participação de peregrinos brasileiros, realizou-se uma visita ao Santuário de Cristo Redentor. “Não imaginava poder subir tão alto para anunciar a JMJ Lisboa 2023”, afirmou, na ocasião, D. Américo Aguiar, agradecendo a “experiência única” de estar “literalmente dentro” do Cristo Redentor do Corcovado.

 

 

O Bispo Auxiliar de Lisboa desafiou todos os portugueses ao acolhimento dos jovens. “Queremos que as aldeias, as vilas, as cidades, as famílias, de Lisboa e de todas as dioceses do país se preparem para acolher os jovens, com carinho, como dizem aqui, e de braços abertos, como o Cristo Redentor, para acolhermos a juventude do mundo inteiro, que está a ser convidada pelo Papa Francisco para ir até Lisboa”, afirmou.

A visita à Arquidiocese do Rio de Janeiro, que decorreu na última semana e incluiu encontros com o Arcebispo D. Orani Tempesta, com os delegados da juventude da região e com os membros da organização da JMJ Rio 2013, realizou-se após a participação na Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Para Beatriz Gonçalves, voluntária do COL da JMJ Lisboa 2023 que integra a comitiva, foi “fundamental” participar no encontro dos Bispos do Brasil para “dar a conhecer a Jornada que vai acontecer em Portugal”. Para José Carlos Pasternak, os contactos com os prelados brasileiros foram uma “experiência enriquecedora”. “Temos alcançado o objetivo: fazer a JMJ mais conhecida no Brasil e incentivar e encorajar os Bispos, os padres, os jovens a participarem”, afirmou. Segundo Pedro Ary, a preocupação principal dos jovens brasileiros é “o bilhete de avião, é atravessar o Atlântico”. “É o maior custo para um peregrino vindo do Brasil”, e que exige “mais esforço”, sublinhou.

Após a presença no Rio de Janeiro, a delegação do COL da JMJ Lisboa 2023 prossegue o contacto com outras dioceses do Brasil.

 

__________________


Inscrições para a JMJ vão abrir até ao final de outubro

Durante a presença na Assembleia Plenária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, anunciou que as inscrições dos peregrinos para a JMJ Lisboa 2023, que vai decorrer entre 1 e 6 de agosto de 2023, vão abrir “até ao final do mês de outubro” e que “o Papa será o primeiro peregrino a inscrever-se”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES