Lisboa |
Cáritas de Lisboa organiza encontro ‘Jovens em reflexão e diálogo com a CDL’
“O convite aos jovens é o de serem Cáritas viventes”
<<
1/
>>
Imagem

Com o objetivo de criar o ‘Movimento Cáritas Jovem CDL’, que reúna os jovens do Patriarcado entre os 16 e os 30 anos, a Cáritas Diocesana de Lisboa (CDL) vai organizar, no dia 17 de setembro, o encontro ‘Jovens em reflexão e diálogo com a CDL’.

“O encontro deseja ouvir, auscultar os jovens sobre quem são, como se pensam, o que os preocupa, que sonhos têm, o que pensam do mundo e se se sentem responsáveis, atraídos, chamados a responder aos seus desafios, o que pensam da Cáritas e o que os levaria eventualmente a fazerem parte da sua organização”, explica, ao Jornal VOZ DA VERDADE, Henrique Pinto, da Comunicação da Cáritas Diocesana de Lisboa, acrescentando que esta iniciativa surge na sequência do encontro realizado no dia 28 de junho, “com apenas quatro jovens”. “Este deseja ser um encontro com maior participação, se possível, ou muito mais representativo do território do Patriarcado de Lisboa”, ambiciona.

O encontro ‘Jovens em reflexão e diálogo com a CDL’ vai decorrer a 17 de setembro, sábado, entre as 9h00 e as 17h30, na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, em Lisboa, e pretende ser o ponto de partida para o ‘Movimento Cáritas Jovem CDL’. “A ideia já não é nova. Alicerça-se no facto de a maioria das Cáritas Paroquias do Patriarcado estarem muito envelhecidas e de precisarem urgentemente de novas energias capazes de fazerem um trabalho social que consiga ir também além da mera assistência a que muitas têm estado limitadas. O voluntariado de cinco jovens da diocese em 2018, na região francesa da Alsácia, procurou ser um ponto de partida deste caminho que agora se procura retomar com maior entusiasmo e determinação. Por outro lado, o encontro sublinha que no exercício da caridade da Igreja, todos – sem dispensáveis –, das crianças aos mais idosos, têm o seu lugar e papel a jogar”, salienta este responsável.   

Henrique Pinte deixa por isso um convite a todos os jovens do Patriarcado de Lisboa: “No aproveitamento da JMJ Lisboa 2023, este caminho deseja sobretudo levar os jovens a dar-se conta que o Cristianismo é fundamentalmente envio na direção de quem jaz caído na berma da estrada; de que nada servem liturgias, orações e festas que manifestam publicamente a fé, se não levarem a um real compromisso com a história de vida de quem clama por ajuda, por amor, compaixão, inclusão. Assim, o convite aos jovens é o de serem Cáritas viventes”.

 

Informações: 210991649 ou www.caritaslisboa.pt

texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. É impossível ignorar a nossa pertença à União Europeia. Todos os dias, em muitas circunstâncias,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Depois da JMJ, que foi um acontecimento único, especial, impossível de esgotar em palavras ou análises,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES