Catequese |
Ano pastoral 2022-23
Abertura do ano de catequese
<<
1/
>>
Imagem

A catequese retoma, por estes dias, a sua atividade na maioria das nossas comunidades. Tarefas tais como a programação anual, as inscrições e trabalho com os catequistas envolvem um grande número de pessoas e de meios que fazem da catequese uma dimensão imprescindível da vida eclesial. Este ano, como é natural, no horizonte de todos nós está a próxima Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Partilhamos com o nosso Patriarca, D. Manuel Clemente, a esperança de que «a JMJ deixará decerto uma marca profunda e criativa de Evangelho vivo e convivido. Impulsionará a fazer como a jovem Virgem da Visitação, não demorando a oferecer a todos o Cristo que recebeu de Deus.»

No que à preparação deste acontecimento diz respeito, a Catequese de Lisboa deu o seu pontapé de saída em 2019 ao propor o projeto de catequese com adolescentes Say yes: aprender a dizer sim. Agradeço a todos os que colaboram neste projeto, começando pela equipa de redação e revisores, assim como aos catequistas que o implementaram encontrando formas de “ensaiar” caminhos para a catequese com adolescentes que desejamos. Particular importância teve o encontro diocesano de adolescentes, o Say yes day, como momento de mobilização dos adolescentes da diocese rumo à sua participação na Jornada Mundial da Juventude. Convidados somos todos a tomar como regra de vida da preparação espiritual da Jornada, as palavras dirigidas pelo nosso Patriarca aos adolescentes: «Imaginem o que acontece quando cada um de vós disser ‘Sim’ a Deus! O Mundo está à vossa espera e Deus conta convosco!» Neste ano, haverá uma única proposta formativa no primeiro trimestre sobre as três últimas etapas deste caminho que nas suas diversas realizações vicariais procuram alcançar o maior número possível de catequistas.

A Jornada Mundial da Juventude é um acontecimento universal dirigido a todos! Crianças, adolescentes e famílias são desafiados a viver este grande acontecimento que a ninguém deixa indiferente. Nas diversas comunidades, encontrar-se-ão modos de propor a todos uma experiência marcante para o seu futuro de fé. Além dos itinerários dirigidos aos adolescentes e jovens, haverá, também, algumas propostas dirigidas a crianças e famílias através da catequese, nomeadamente catequeses específicas sobre as figuras de Maria e do Santo Padre e, também, sobre o significado da JMJ. A este respeito convém que os catequistas sejam formados na consciência da dimensão eclesial e espiritual deste acontecimento.

 

De futuro se fala também quando nos regozijamos pela aprovação do Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e adolescentes que entrará em vigor em setembro de 2023. Trata-se de um itinerário inovador nas suas conceções catequéticas, modalidades de implementação e pedagogias que vai exigir de todos os pastores e catequistas um empenho renovado na catequese em ordem a que esta possa contribuir para que as comunidades cristãs se tornem mais missionárias. No que diz respeito à apresentação das linhas gerais deste itinerário, haverá encontros para todos os catequistas e párocos nas diversas vigararias.

A instituição do ministério laical de catequista pelo Papa Francisco reforça a importância da missão do catequista na comunidade cristã. Os próximos tempos serão de reflexão e discernimento em ordem à perceção do modo como este ministério pode ser eclesialmente proposto na nossa diocese. Contributo importante será dado no encontro interdiocesano de catequistas deste ano.

A formação de catequistas será, igualmente, uma aposta do nosso sector. Desde a formação inicial Ser catequista, à formação fundamental, passando pelos cursos complementares (Bíblico e História da Igreja), nas suas diversas modalidades de realização, queremos manifestar a nossa proximidade a todos os catequistas que desejam trilhar um caminho formativo.

A todos os responsáveis pela ação catequética, desejo um ano de partidas apressadas, com aquela santa pressa que a ninguém deixa indiferente e a todos visita.

 

P. Tiago Neto,

Diretor do Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa

 

_______________


Agenda do Sector da Catequese – setembro de 22

 

12/09 - Encontro de coordenadores paroquiais das Vigararias de Alcobaça-Nazaré, Caldas da Rainha-Peniche e Lourinhã, 21h-23h (Paróquia das Caldas da Rainha)

13/09 - Encontro de coordenadores paroquiais das Vigararias de Torres Vedras e Mafra, 21h-23h (Igreja Paroquial de São Paulo da Malveira)

14/09 - Encontro de coordenadores paroquiais das Vigararias de Sintra e Amadora, 21h-23h (Paróquia de Alfragide)

- Encontro de coordenadores paroquiais das Vigararias de Cascais e Oeiras, 21h-23h (Centro Social Paroquial de Oeiras)

15/09 - Encontro de coordenadores paroquiais das Vigararias de Loures-Odivelas e Sacavém, 21h-23h (Paróquia Santo António dos Cavaleiros)

- Encontro de coordenadores paroquiais das Vigararias Vila Franca de Xira-Azambuja e Alenquer, 21h-23h (Paróquia do Carregado)

16/09 - Encontro de coordenadores paroquiais das Vigararias de Lisboa I, II, III, IV, V, 21h-23h (on-line)

17/09 - Formação de catequistas Say yes na Vigararia da Amadora, 9h30-17h (Paróquia de Alfragide)

- Formação de catequistas Say yes na Vigararia de Vila Franca de Xira-Azambuja, 9h30-17h (Paróquia de Castanheira do Ribatejo)

18/09 - Formação de catequistas Say yes em Lisboa, 9h30-17h (Igreja de Cristo-Rei Portela)

24/09 - Formação de catequistas Say yes na Vigararia de Sintra, 9h30-17h (Auditório do Centro Paroquial de Rio de Mouro)

- Formação de catequistas Say yes na Vigararia de Caldas da Rainha-Peniche, 9h30-17h (Paróquia das Caldas da Rainha)

25/09 - Formação de catequistas Say yes na Vigararia de Alcobaça-Nazaré, 9h30-17h (Paróquia da Benedita)

27/09 - Planeamento das Catequeses – 1.º trimestre (on-line)

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES