
‘A vocação ao amor e à santidade dos jovens e das famílias’ é o tema do Congresso Teológico Pastoral 2022, organizado pelo Patriarcado de Lisboa, que vai decorrer no dia 5 de outubro, quarta-feira e feriado nacional (Implantação da República), no Centro Paroquial de Santa Joana, Princesa, em Lisboa, das 10h00 às 19h00.
Promovido pela Pastoral da Família, em parceria com a Pastoral da Juventude, o congresso é dirigido a “casais, jovens e todas as pessoas que queiram aprofundar a reflexão sobre aquilo a que Deus nos chama como Famílias”, explica uma nota, referindo o dia 25 de setembro como a data limite para a inscrição. “Deixamos um forte convite a que participem”, convida o casal diretor da Pastoral Familiar de Lisboa, Regiani e Tiago Líbano Monteiro, através do Jornal VOZ DA VERDADE.
Do programa do Congresso Teológico Pastoral 2022, e após a abertura pelo Bispo Auxiliar de Lisboa D. Daniel Henriques, destaque para a conferência ‘Chamados a (Re)Aprender a amar’, a que se seguem sete workshops (‘Homem & Mulher: a riqueza da complementaridade’, ‘Só o amor gera educação’, ‘A caminho do dom total: o namoro’, ‘Desafios ao amor no casamento’, ‘Divórcio e amor para sempre’, ‘Famílias comVida: Serviço às Paróquias’ e ‘A civilização do amor / o amor no trabalho e vida social’). Após o almoço, tem lugar o momento ‘Chamamento à santidade’, com testemunhos de familiares de jovens beatos ou com fama de santidade e sobre “santos da porta ao lado”, e a mesa redonda ‘Sentir o chamamento à santidade hoje’. O congresso vai ter, ainda, a temática ‘Família e JMJ a caminho de Agosto 2023’, terminando com uma celebração de agradecimento.
Programa e inscrições: https://bit.ly/congressofamilialisboa2022
![]() |
José Luís Nunes Martins
O amor é firme, paciente e tranquilo. Aprende-se a amar e a humildade de nunca se dar por satisfeito é a razão pela qual não tem fim.
ver [+]
|
![]() |
P. Manuel Barbosa, scj
Temos nos ouvidos, nos olhos e no coração as belíssimas imagens da JMJ Lisboa 2023 e as intensas mensagens que o Papa Francisco nos deixou.
ver [+]
|