Lisboa |
Leigos para o Desenvolvimento
Três jovens de Lisboa partem em missão
<<
1/
>>
Imagem

Margarida Barbosa, de 24 anos, Mariana Santos, de 26, e Mafalda Castro, com 22 anos, são as três jovens de Lisboa que vão partir em missão para África, com a associação Leigos para o Desenvolvimento.

 

Margarida não está propriamente ligada a uma paróquia, frequenta o CUPAV e a igreja do Colégio São João de Brito, e é enviada para a Missão da Ganda, em Angola, onde vai ser responsável pelo Espaço Jovem. “Irei acompanhar e conhecer um grupo de jovens e procurar desenvolver as suas competências pessoais, sociais e profissionais através da dinamização de encontros informais, da formação em liderança servidora e da dinamização de um Grupo de Teatro”, exemplifica a jovem, para quem partir em missão é colocar-se “a caminho”, apesar das “fragilidades”, e “ir ao encontro do outro com Deus”.

Mariana Santos é natural do Estoril, onde costuma ir à Eucaristia, apesar de não ter atividade pastoral na paróquia, e é enviada para a Missão da Cidade de São Tomé, em São Tomé e Príncipe. Vai estar dedicada ao Projeto Bairro Limpo, que consiste “na sensibilização e capacitação da comunidade para a limpeza do bairro através de formações de compostagem doméstica, recolha do lixo porta a porta utilizando uma moto-carrinha e colocação de caixotes comunitários pelo bairro”. Para esta jovem, partir em missão é colocar-se “ao serviço por completo”, por isso deixa a sugestão da Formação LD, pois é “muito completa” e “faz ver a oração e o voluntariado com outros olhos”.

Finalmente, Mafalda Castro é enviada para a Missão da Cidade de São Tomé, em São Tomé e Príncipe, para o projeto do Roteiro da Boa Morte, “uma visita guiada turística por sítios emblemáticos do bairro da Boa Morte, com artesanato local, gastronomia e obras de arte pública”. “Partir em missão é ir à confiança. As expetativas que tenho é que seja capaz de me entregar a 100% a cada pessoa e desafio com que me deparar. Além disso, que me apaixone pelo povo de São Tomé e reconheça neles Jesus”, deseja.

As três missionárias de Lisboa, juntamente com mais seis voluntários oriundos de vários pontos do país e idades entre os 22 e os 36 anos, vão ser enviados neste mês de setembro, como explica a ONGD Leigos para o Desenvolvimento. “Estes jovens vão realizar durante um ano, em comunidade e em regime de voluntariado, um serviço de desenvolvimento e de promoção social, nas missões LD em Angola, Portugal e São Tomé e Príncipe”, salienta um comunicado. Os nove voluntários – dois dos quais renovam para um segundo ano em missão – foram abençoados na Missa de Envio a 11 de setembro, na igreja do Colégio São João de Brito, em Lisboa.

texto por Diogo Paiva Brandão; fotos por Leigos para o Desenvolvimento
A OPINIÃO DE
P. Manuel Barbosa, scj
Acolhendo a Paz como dom de Deus, somos chamados a contruí-la, como tarefa permanente, em todos os...
ver [+]

José Luís Nunes Martins
Será que há um Deus capaz de dar fé a uns, mas a outros não? Será que somos nós que devemos inventar...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES