
O COL da JMJ Lisboa 2023 participou, na última semana, numa reunião da Pastoral Juvenil da América Latina, em Lima, no Perú. Segundo explica o secretário executivo do COL, Duarte Ricciardi, esta “oportunidade para estar com os responsáveis juvenis” daqueles países foi “importante” para “convidá-los, ‘olhos nos olhos’, a estarem presentes na Jornada” e para “responder a muitas dúvidas práticas relacionadas com as viagens, vistos e alojamento, por exemplo”. “Os jovens da América Latina são muito importantes e fazem muita falta em qualquer JMJ. São jovens que vivem muito intensamente o que é a JMJ, desde a participação no Festival da Juventude ao Voluntariado”, aponta Duarte Ricciardi.
Com esta presença, o COL da JMJ Lisboa 2023 pretendeu assegurar que os jovens da América Latina “sentissem que nós queríamos muito que eles estivessem na Jornada”. O objetivo “foi conseguido” e o balanço é “muito positivo”, assegura este responsável que constatou o processo “muito avançado” de algumas comitivas juvenis para a presença no encontro de Lisboa, em agosto de 2023.
![]() |
Pe. Alexandre Palma
Quando um dia se escrever a história deste tempo, em algum momento aparecerá a palavra «autenticidade».
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
Parece ter chegado ao fim o processo que conduziu à aprovação da lei que legalizou entre nós a eutanásia e o suicídio assistido.
ver [+]
|