Lisboa |
Trabalhadores Cristãos da Europa reuniram em Alfragide
“Que a Igreja e a sociedade não fechem os ouvidos ao clamor dos pobres”
<<
1/
>>
Imagem

O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família participou no Seminário Internacional do MTCE - Movimento de Trabalhadores Cristãos Europeu, em Alfragide, e desejou que estes agentes pastorais tenham em atenção a pobreza e o bem comum.

“O vosso empenho é importante para que a Igreja e a sociedade não fechem os ouvidos ao clamor dos pobres e comprometam na busca do bem comum. Contai com a nossa oração, o nosso apoio e solicitude pastoral”, salientou D. Joaquim Mendes, durante o seminário internacional que decorreu no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, de 22 a 24 de setembro, com o lema ‘Repercussões da pandemia do coronavírus no emprego e nos assuntos sociais - lições aprendidas/medidas para a reconstrução’.

A LOC/MTC - Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos, membro do MTCE, participou nos trabalhos e escutou o prelado, que é também Bispo Auxiliar de Lisboa, a citar encíclica Laudato si’, em que o Papa Francisco refere a “necessidade duma conceção correta do trabalho”. “É preciso continuar a perseguir como prioritário o objetivo do aceso ao trabalho para todos” (127), leu D. Joaquim Mendes, reforçando: “Para isso, é necessário a colaboração de todos, particularmente dos empresários, sindicados e políticos para criar emprego digno e estável, e contribuir para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Neste Seminário a questão do trabalho e o contexto social pós-pandémico, estão no centro da vossa reflexão, assim como o contexto socioecónomico que vivemos, com a terrível guerra na Ucrânia, o fluxo migratório, a crise energética e tantos outros problemas que afetam a economia, o trabalho, a vida económica e social e geram situações de precaridade e pobreza”.

A OPINIÃO DE
P. Manuel Barbosa, scj
Acolhendo a Paz como dom de Deus, somos chamados a contruí-la, como tarefa permanente, em todos os...
ver [+]

José Luís Nunes Martins
Será que há um Deus capaz de dar fé a uns, mas a outros não? Será que somos nós que devemos inventar...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES