Vocações |
Pastoral Vocacional
Procurar ver Jesus
<<
1/
>>
Imagem

Foi com muita alegria que o no passado dia 22 de setembro, a equipa do SAV participou na inauguração da Sede da Jornada Mundial da Juventude, um espaço de encontro, uma ‘casa’, onde os jovens se podem encontrar para conviver, rezar ou festejar neste caminho de preparação para a Jornada Mundial da Juventude. Na celebração da Missa Votiva por esta ocasião, o Pe. João Quintas referia, a propósito do Evangelho segundo S. Lucas (Lc 9, 7-9: “Mas Herodes disse: «A João mandei-o eu decapitar. Mas quem é este homem, de quem oiço dizer tais coisas?». E procurava ver Jesus.”) que Jesus veio ao mundo para nos “dar tudo” e não, como temia Herodes, para lhe tirar espaço, poder ou mesmo liberdade de ação.

Efetivamente, como ficará claro aquando da Paixão de Cristo, a vontade de ver Jesus para Herodes era meramente uma curiosidade superficial; Herodes não se quer tornar discípulo de Jesus, não se quer entregar a Ele. Assim refere o Papa Francisco, na meditação relativa a esta mesma passagem do Evangelho: Herodes não tem uma “relação correta com a própria consciência”, não era uma simples curiosidade pois o seu remorso levou-o a procurar Jesus não para se deixar transformar por Ele, mas sim para apaziguar a sua consciência.

Por seu lado, Zaqueu partilha com Herodes esta “procura” para ver Jesus, mas numa perspetiva completamente diferente (Lc 19, 1-10): Zaqueu deixa-se tocar pelo olhar misericordioso de Jesus e este olhar transforma a sua vida pois “com esse olhar do Mestre divino começa o milagre da conversão do pecador”, como nos relembra o Papa Francisco aquando da oração do Angelus no dia 3 de novembro de 2019.

Este encontro com Jesus acontece em todas as histórias de cada vocação: “Jesus vai pelo caminho (…) e aproxima-Se... Sucedeu assim com a pessoa que escolhemos para compartilhar a vida no matrimónio, ou quando sentimos o fascínio da vida consagrada: vivemos a surpresa dum encontro e, naquele momento, vislumbramos a promessa duma alegria capaz de saciar a nossa vida. (…) Neste Dia, unimo-nos em oração pedindo ao Senhor que nos faça descobrir o seu projeto de amor para a nossa vida, e que nos dê a coragem de arriscar no caminho que Ele, desde sempre, pensou para nós.” (in Mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, 31 de janeiro de 2019).

Esta dimensão do encontro pessoal com Jesus é reforçada na Mensagem mais recente do Papa Francisco, no dia 15 de gosto, para a 37ª edição da JMJ de Lisboa: “Já aconteceu a muitos de nós sentir que, inesperadamente, Jesus vem ao nosso encontro: n’Ele, pela primeira vez, experimentamos uma proximidade, um respeito, uma ausência de preconceitos e condenações, um olhar de misericórdia que nunca tínhamos encontrado nos outros. Mais, sentimos também que, a Jesus, não Lhe bastava olhar-nos de longe, mas queria estar connosco, queria partilhar a sua vida connosco.”

O Papa convida-nos, então, a participar na “grande peregrinação intercontinental dos jovens que culminará na JMJ de Lisboa em agosto do próximo ano”; e recorda-nos que, “no próximo 20 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, celebraremos a Jornada Mundial da Juventude nas Igrejas particulares espalhadas pelo mundo inteiro.” A esse propósito, o documento de 18 de maio de 2021 do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida – Orientações pastorais para a celebração da JMJ nas Igrejas particulares, refere que a Jornada dos jovens é uma “ocasião de discernimento vocacional” e um “chamamento à santidade” pois, “dentro de uma forte experiência de fé, eclesial e missionária, a prioridade deve ser dada à dimensão vocacional. A JMJ deve fazer ressoar nos jovens o chamamento à santidade como o verdadeiro caminho para a felicidade e a autorrealização.

 

______________


Discernimento vocacional sacerdotal

Sem ministério ordenado não há Igreja, e esta verdade faz-nos viver na certeza de que o Senhor Jesus nunca deixará faltar à sua Igreja os padres de que ela precisa. Mas ao mesmo tempo, sabemos como o Senhor conta connosco para chamar os que Ele quer. É assim desde o princípio: o Senhor envia os discípulos a anunciar e a chamar em Seu Nome.

Esta há-de ser uma razão suficiente para nos levantarmos e partirmos apressadamente rumo a tantos que ainda não ouviram a voz do Senhor a chamar para uma vocação sacerdotal.

O Pré-Seminário quer ajudar as paróquias e outras comunidades da nossa diocese no discernimento vocacional sacerdotal.

Ao longo do ano, temos vários encontros para rapazes do 7.º ano até aos universitários.

Colocamos aqui as datas e os contactos necessários. Estamos também à disposição para marcar presença nas paróquias.

Rezemos e trabalhemos pelas vocações sacerdotais!

 

Pe Rui de Jesus (director do Pré-Seminário)

 

______________


Aconteceu!!!

No passado fim de semana, o Pré-Seminário começou o seu novo ano, com o Encontro de Formação para os Prés e o Mini-Estágio para os Zaqueus, no Seminário de Penafirme!

 

Próximas datas:

Encontro de Domingo (12.º ano e Universitários) – 2 de outubro (Seminário de Caparide)

 

Estás interessado sobre o Pré-Seminário? Fala connosco!

913 061 647   

preseminariodelisboa@gmail.com

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES