Catequese |
Em vários locais do Patriarcado
Apresentação do Novo Itinerário de Iniciação à Vida Cristã
<<
1/
>>
Imagem

O “Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e adolescentes com as famílias”, que foi aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa no passado mês de abril, irá ser apresentado aos catequistas, presbíteros e diáconos. Prevendo-se o início da publicação de recursos e materiais catequéticos para depois da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, este novo itinerário apresenta algumas particularidades ao nível das etapas do itinerário e dos processos e acompanhamento das famílias, crianças e adolescentes que é preciso ir preparando desde já. Muitas das suas intuições decorrem da Carta Pastoral “Catequese: a alegria do encontro com Jesus Cristo” e do Diretório para a catequese. O número 2 do documento base traduz o sentido destas mudanças: “À luz das transformações socioculturais dos últimos anos e da recente reflexão catequética e pastoral, sente-se, hoje, a necessidade, não só de uma renovação dos materiais catequéticos, mas de uma nova visão sobre o processo de evangelização e da missão da própria catequese, centrada no querigma e acentuadamente mistagógica e missionária.” (Itinerário 2). Isto vai de encontro ao que o Papa Francisco pede relativamente à catequese: «Ao catequista e a toda a comunidade é pedido para passar do modelo escolar ao catecumenal: não apenas conhecimentos cerebrais, mas encontro pessoal com Jesus Cristo, vivido em dinâmica vocacional segundo a qual Deus chama e o ser humano responde» (cf. CAEJC 2).

 

Assim, convidamos todos os catequistas a estarem presentes na apresentação que irá decorrer nas seguintes datas:

Apresentação do Itinerário de Iniciação à vida cristã para catequistas

- 05 de outubro: Vigararia de Lisboa II

- 09 de outubro: Vigararia de Caldas da Rainha-Peniche

- 15 de outubro: Vigararia de Amadora

- 18 de outubro: Vigararia de Sacavém

- 19 de outubro: Vigararia de Sintra

- 21 de outubro: Vigararia de Lisboa IV

- 23 de outubro: Vigararia de Vila Franca de Xira-Azambuja

- 24 de outubro: Vigararias de Lisboa I, III e V

- 26 de outubro: Vigararia de Torres Vedras

- 27 de outubro: Vigararia de Cascais

- 29 de outubro: Vigararia de Lourinhã

- 6 de novembro: Vigararia de Alcobaça-Nazaré

- 11 de novembro: Vigararia de Oeiras

- 12 de novembro: Vigararia de Alenquer

- 13 de novembro: Vigararia de Mafra

- 01 de dezembro: Vigararia de Loures-Odivelas

 

Também existirão dois encontros destinados aos presbíteros, nas seguintes datas:

- 27 de outubro, no Centro Pastoral de Torres Vedras de manhã (10h00 às 12h00)

- 16 de novembro, no Seminário dos Olivais, de tarde (15h00 às 17h00)

 

 __________________

 

Descobrir Deus na vida e nos acontecimentos: o desafio proposto pelo Papa

A motivação de Francisco em “descobrir o rosto de Cristo” ao pesquisar a história das JMJs veio de uma carta enviada aos cerca de 60 mil catequizandos do projeto “Say Yes” de Portugal, conta o Pe. Tiago Neto, diretor do Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

Os milhares de catequizandos de Portugal, ainda agradecidos pela resposta do Papa, sentem-se motivados pela carta enviada pelo Pontífice aos adolescentes da iniciativa “Say Yes - Aprender a dizer Sim”, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC). A missiva chegou ao país na semana anterior ao III Congresso Internacional de Catequistas realizado em Roma, no início deste mês.

O Pe. Tiago Neto, diretor do Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa, explica ainda que o projeto de catequese, que começou em 2019, é destinado a adolescentes dos 12 a 15 anos de idade e procura contribuir para a renovação da catequese em Portugal a partir da temática das JMJs, percorrendo todas as etapas do evento, mas também aprofundando aspectos teológicos e doutrinais que levem os catequizandos a sentirem-se desafiados a ser discípulos missionários. A carta do Papa foi um grande estímulo para os cerca de 60 mil catequizandos envolvidos na iniciativa:

“O Santo Padre escreve esta carta salientando uma coisa muito interessante: tem a ver com a capacidade de discernimento em relação aquilo que é mais importante, ou seja, que os adolescentes, após a pesquisa sobre a história das JMJs, possam descobrir o rosto de Cristo. De todos os elementos, encontrar aquele que é o mais importante, que é a pessoa de Jesus Cristo. E também para que sejam testemunhas desse anúncio que Jesus traz de bondade e de vida.”

Dessa forma, acrescenta o Pe. Tiago, o Papa realça aspetos importantes na caminhada de fé, para se aprofundar na relação com Cristo através da Sua Palavra e, particularmente, na descoberta de Deus na própria vida, “que não gosta de se esconder, mas está presente na vida e nos acontecimentos”.

Fonte: Vatican News

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES