
Realizou-se esta semana o Encontro Preparatório Internacional da JMJ Lisboa 2023. Os trabalhos decorreram em Fátima, nos dias 17 e 18; depois, no dia 19, os participantes estiveram nalguns locais dos eventos da JMJ e visitaram a sede do Comité Organizador Local (COL).
Mais de 300 delegados da Pastoral Juvenil de cerca de 100 países tiveram a oportunidade de se inteirar de questões logísticas, do processo de inscrições, do voluntariado JMJ, dos Dias nas Dioceses, dos projetos de Pastoral que vão marcar a jornada, da comunicação e da transversalidade que ganham os temas do cuidado da casa comum, da fraternidade e do diálogo inter-religioso.
Não menos importante foi conhecer as expectativas dos delegados de todo o mundo. Como referia D. Américo Aguiar, o Encontro Preparatório Internacional é bom para recolher “opiniões, ideias, pedidos, para correspondermos mais às expectativas de cada um, até para acertarmos bem o que são as sensibilidades asiáticas, europeias, americanas, africanas. Para nós é muito importante este contacto cara a cara”.
![]() |
Pe. Alexandre Palma
Segundo alguns, a humanidade mudará nos próximos 20 anos mais do que nos passados 200. Não se tratam apenas de modificações nas suas formas sociais.
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
Ao ler as opiniões que se vão publicando a respeito da trágica situação que vive hoje a Terra Santa, nota-se nelas a tendência para tomar partido.
ver [+]
|