Pela sua Saúde |
Boletim médico #11
Não deixe que a vertigem o domine
<<
1/
>>
Imagem

Saiba como um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz podem impedir a vertigem de se tornar um problema incapacitante.

 

Sabia que 10 a 15% da população portuguesa sofre de vertigens ou problemas de equilíbrio? É um problema que atinge todas as faixas etárias (incluindo as crianças) mas que é especialmente prevalente entre os mais idosos, afetando 85% das pessoas com mais de 65 anos, de acordo com dados da Acta Médica Portuguesa. Por esta razão, e considerando que a população idosa está a aumentar em Portugal, não será desajustado depreender que a vertigem poderá tornar-se um sintoma ainda mais comum no futuro. A idade provoca um envelhecimento do sistema do equilíbrio que, em conjunto com as comorbilidades e polimedicação habituais na população idosa, fazem com que a vertigem, a tontura e o desequilíbrio sejam causas frequentes das consultas e das idas à urgência. É necessário que estes sintomas não sejam subvalorizados, já que, em muitos casos, se podem tornar altamente incapacitantes. Existem doentes que não conseguem sequer viajar de carro sem enjoar e outros, em condições ainda mais severas, que são obrigados a recorrer a uma cadeira de rodas por não terem equilíbrio suficiente para se manterem de pé. Não obstante, a vertigem pode ser tratada, de modo a evitar a progressiva limitação física e psicológica dos doentes. As vertigens podem ser tratadas com medicação (tanto para melhorar a crise aguda como os sintomas crónicos), com reabilitação vestibular ou, nos casos mais rebeldes, com cirurgia. No caso da vertigem posicional paroxística benigna, a causa mais frequente de vertigem, esta é tratada com manobras reabilitadoras. A autorreabilitação vestibular consiste numa série de exercícios que podem ser realizados pelo próprio paciente, com orientação médica, no seu domicílio, ajudando a minimizar e prevenir problemas crónicos.

Tratando-se a vertigem, por vezes, de um sintoma de uma doença “maior”, é imperativo descobrir a sua causa antes de passar à fase de tratamento. O desafio coloca-se por existirem mais de 300 causas possíveis. As Unidades de Vertigem da CUF foram criadas para se dedicarem especialmente ao diagnóstico e tratamento de todas as patologias que provocam este problema. Contam com algumas das mais avançadas tecnologias de exame, como cadeiras rotatórias, plataformas móveis ou sistemas de óculos e vídeo que possibilitam a imersão em ambientes virtuais simulados.

 

Rosa Castillo
Otorrinolaringologista e Coordenadora da Unidade de Vertigem do Hospital CUF Porto

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES