Cultura |
Livro ‘Metamorfose Necessária. Reler São Paulo’
Viagem pela história intelectual do cristianismo
<<
1/
>>
Imagem

Em ‘Metamorfose Necessária. Reler São Paulo’, o cardeal D. José Tolentino Mendonça propõe a redescoberta de um dos pensadores fundamentais do Ocidente, São Paulo.

“São Paulo é um dos homens mais inovadores e que mais ideias trouxeram ao mundo. Um pensador como Paulo de Tarso interessa a todos, nem que seja porque se revelaria impossível compreender a história do Ocidente (dos pontos de vista da espiritualidade, da filosofia, da teoria política, dos estudos da cultura…) sem o impacto da sua palavra”, escreve, no prólogo, o recém-nomeado prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, da Santa Sé. “Conhecermos São Paulo equivale também a conhecermo-nos melhor a nós próprios”, garante o cardeal madeirense.

Segundo a sinopse, o novo livro do cardeal Tolentino “é uma viagem pela história intelectual do cristianismo: um ensaio sobre São Paulo e o seu contributo para os tempos presentes”. “Todos ouviram falar de São Paulo, mas quase ninguém o conhece: os seus textos são um clássico não só da religião, mas também da civilização ocidental, e a sua figura é apresentada de forma luminosa neste livro, com o subtítulo Reler São Paulo: «A teologia paulina não só não surgiu como um cogumelo no contexto do cristianismo das origens, mas também não se deixou confinar num esplêndido isolamento. Paulo nunca foi um pregador solitário ou um one man show. Viveu toda a vida num ritmo comunitário, cultivou uma finíssima rede de relações pessoais, tinha um conjunto de colaboradores que partilhavam o seu quotidiano e o seu pensamento, operava numa verdadeira rede social que é parcialmente reconstruível.» Um livro para retomar o prazer de ler os grandes textos da civilização – e de verificar a sua atualidade. Fundamental”, salienta a sinopse.

Publicada pela Quetzal Editores, esta obra de 184 páginas chegou às livrarias no passado dia 10 de novembro.

foto por Quetzal Editores
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES