Uma semana com... um padre |
Padre Daniel Batalha Henriques: o ?padre construtor?
<<
1/
>>
Imagem
Na Oitava da Páscoa, o padre Daniel Batalha Henriques, pároco de Algés, partilhou no blogue “Uma semana com… um padre” as peripécias da construção da sua terceira igreja, ele que é conhecido como o ‘padre construtor’.

O início da partilha do padre Daniel foi no Sábado Santo, dia 3 de Abril, um dia sem celebrações, que a Igreja dedica ao silêncio, à contemplação e à gratidão: “É um daqueles momentos em que o Senhor, vendo-nos cansados e agitados no meio de tantas ocupações pastorais, nos convida a retirarmo-nos com Ele para um lugar isolado onde nos possa falar ao coração”.

Em pleno Domingo de Páscoa, o padre Daniel coloca-se em segundo plano e dá destaque a Cristo Ressuscitado: “Que me desculpem, ainda não é hoje que vou falar de mim, mas da Sua presença”. A partilha continua com Aleluias pela “grande festa que decorreu até altas horas da noite”, mantêm-se “o odor a incenso”, “a beleza dos arranjos florais”, são todos indícios de uma “festa rija”. Depois de dar graças pelo mistério Pascal é altura de voltar à realidade: “Haverá ainda no mundo em que vivemos lugar para uma Alegria como esta?”, questiona este sacerdote. Saiba a resposta em http://umasemanacom.blogspot.com.

Na segunda-feira da Oitava da Páscoa, dia 5 de Abril, chega a altura da contextualização: o padre Daniel é sacerdote na paróquia de Cristo-Rei de Algés desde Setembro de 2005, uma igreja “na cave de um prédio de habitação, despercebida mesmo a quem não passar distraído”. Com esta localização surge um novo problema “que não se ensina no seminário nem nos bancos da Universidade Católica: como resolver os mais diversificados problemas de condomínio…”.

O padre Daniel é também um sacerdote missionário, que já realizou várias missões em África. Na terça-feira, dia 6 de Abril, conta a história do padre Fabían, um colombiano enviado em missão para a ilha do Príncipe, em São Tomé. Conheça a vida de um missionário em São Tomé e Príncipe no blogue “Uma semana com… um padre”.

No dia 7, quarta-feira, de ‘regresso’ a Algés, o padre Daniel conta dois exemplos da “força da Ressurreição”: a D. Hilária, uma sãotomense de 80 anos que, naquele dia, pela primeira vez, se fora confessar ao padre Daniel. “Nunca se tinha atrevido a abeirar da comunhão. Vai fazê-lo no próximo Domingo cheia da Alegria Pascal do Ressuscitado. Isto é Páscoa”, conta o padre Daniel. Depois, Isabel, “uma prova viva da Ressurreição do Senhor”. De muito activa, encontrou-se às portas da morte com uma septicemia, passou “várias semanas em coma”, quando acordou “a notícia que lhe teriam de amputar ambas as pernas”. O exemplo vem a seguir: “Nem uma só vez lhe ouvi dizer ‘Porquê, Senhor?’ mas sempre ‘Que queres de mim, Senhor?’”.

Na quinta-feira, dia 8, o padre Daniel conta as peripécias da construção de nova igreja: “Há mais de treze anos que trago comigo, na bagageira do carro, o meu velho capacete de obras indispensável para quem entra num edifício em construção”. Desta vez é a igreja de Miraflores, que enquanto não tem templo celebra a Eucaristia numa loja emprestada… também num prédio.

No último dia de partilha, o padre Daniel conta uma história de amor, de um casal casado pelo civil há muitos anos, que a um mês do casamento de um filho decidiu cumprir o preceito do sacramento do matrimónio: “O momento da comunhão foi especialmente emocionante; ao fim de tantos anos, podiam receber, de novo, aquele Jesus que tanto os amava!”.

 

Comentários e opiniões:

“Olá Pe. Daniel Gostámos deste blog. Obrigada por nos ter enviado. Esperamos por mais notícias.”

Família V.

 

“Pe. Daniel, foi com grande alegria que tomei conhecimento da partilha que nos vai fazer durante esta semana. Já tenho saudades de lhe dar um abraço.”

Paulo e Ana (ENS Ramada 1)

 

“Nos nossos dias esquecemo-nos tão depressa do Seu amor, por isso o vosso testemunho ajuda-nos a levantar quando já pensamos estar sem forças.”

Luis Lopes

 

“Bom dia Pe Daniel, estou a gostar tanto do seu blogue que fiquei à espera do post de segunda até às 24:00, mas dp fui-me deitar, lembrei-me que se deita tardíssimo! Descobri agora este blogue. O conceito está muito interessante. Parabéns aos organizadores.”

Catarina Nogueira Esteves

 

“Caro Padre Daniel, queria felicitá-lo por esta sua presença neste blog. De facto, além de um percurso inegavelmente rico, tenho de testemunhar a importância decisiva que teve na minha descoberta da Igreja a um outro nível e da minha própria vocação.”

Hugo

 

“Apesar de já não estar connosco, continuamos a encontrar-nos sempre de forma regular em Algés! É impossível esquecer como tudo começou! Hoje estas Missões continuam a existir, não só porque ainda acreditamos nelas e mantemos a chama Missionária acesa na nossa vida.”

Movimento Missionário Ramada

 

“Como passou depressa esta semana, mas foi bom todos os dias ler o seu diário, sempre muito bem escrito, bem complementado com fotos e videos e o mais importante com testemunhos cheios de Deus.”

Isabel

 

Todas as partilhas do padre Daniel Batalha Henriques

http://umasemanacom.blogspot.com/search/label/Pe.%20Daniel%20Batalha%20Henriques

João Carita
A OPINIÃO DE
Pe. Alexandre Palma
Vivendo numa época pródiga em tantos progressos tecnológicos, talvez nos surpreenda verificar que a...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Grande clamor e indignação suscitou a proposta (entretanto retirada) da Comissão Europeia de aconselhar/proibir...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES