JMJ Lisboa 2023 |
Do Panamá para Lisboa
Bartosz volta a ser voluntário de uma JMJ
<<
1/
>>
Imagem

Bartosz Placak, de 28 anos, chegou da Polónia para ser voluntário de longa duração na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. Depois de ter sido voluntário na JMJ Panamá 2019, o jovem polaco integra agora a equipa do Caminho 23.

Para Bartosz, o voluntariado centra-se, acima de tudo, na “confiança em Deus e na sua vontade”, não criando grandes expectativas sobre o que o seu serviço lhe poderá trazer e proporcionar. Além disso, procura, depois da experiência na última JMJ, “contribuir para a preparação deste Dia Mundial da Juventude” e, através do serviço, “testemunhar que Jesus está vivo”.

A adaptação a Portugal foi rápida. “Adoro Portugal e a sensibilidade que os portugueses têm para acolher estrangeiros”, realçou. Bartosz Placak deseja ainda que “a multidão das várias nações possa, em breve, descobrir a riqueza do vosso país e da vossa Igreja” e acredita que “todos ganharão muito com o grande encontro que estamos a preparar”.

Aos jovens de todo o mundo, Bartosz desafia: “Não fiquem no sofá! Há muita coisa a acontecer no mundo”.

A OPINIÃO DE
Pe. Alexandre Palma
Segundo alguns, a humanidade mudará nos próximos 20 anos mais do que nos passados 200. Não se tratam apenas de modificações nas suas formas sociais.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Ao ler as opiniões que se vão publicando a respeito da trágica situação que vive hoje a Terra Santa, nota-se nelas a tendência para tomar partido.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES