JMJ Lisboa 2023 |
Casula vermelha
Bento XVI em câmara ardente com a casula que usou na JMJ Sydney 2008
<<
1/
>>
Imagem

O corpo do Papa emérito Bento XVI foi velado com a mesma casula vermelha que utilizou na Missa Final na Jornada Mundial da Juventude Sydney 2008, segundo anunciou o arcebispo de Sidney, D. Anthony Fisher.

Nas imagens que foram dadas a conhecer, é possível ver Bento XVI vestido com a casula que utilizou na celebração da Missa Final na Jornada Mundial da Juventude de 2008, em Sydney, uma veste vermelha clerical, com adornos dourados, uma manifestação de como as JMJ de Colónia, Sidney e Madrid marcaram o seu pontificado. “As Jornadas Mundiais da Juventude fazem realmente parte das recordações mais bonitas de todo o meu pontificado. Colónia, Sidney e Madrid são três marcos que nunca esquecerei. Simplesmente estava feliz por poder participar, ser aceite e poder ajudar os outros”, afirmou o Papa emérito no livro Conversas Finais com Peter Seewald.

A escolha de casula feita por Bento XVI para o seu funeral foi anunciada pelo arcebispo de Sidney, D. Anthony Fisher, que, em 2008, era bispo auxiliar da arquidiocese e foi o responsável pela organização da JMJ Sydney 2008, na sua página de Facebook. “O Vaticano confirmou que ele será enterrado com esta mesma casula”, afirmou o prelado.

Ainda ao jornalista Peter Seewald, no livro Conversas Finais, o Papa emérito tinha já revelado que “é isto que me enche de alegria: ver como a fé assume novas formas nos movimentos recentes, dando à Igreja um rosto novo”, destacando que isto é visível nas várias Jornadas Mundiais da Juventude, pois “nelas não se encontram quaisquer pessoas, pessoas que estejam atrasadas em relação ao seu tempo, mas jovens que sentem que precisam de outra coisa que não seja a fraseologia habitual e que, ali, realmente se entusiasmam”.

No decorrer da Missa Final da JMJ Sydney 2008, o Papa Bento XVI partilhou o desejo de que “o fogo do amor de Deus desça sobre os vossos corações e os encha, a fim de vos unir cada vez mais ao Senhor e à sua Igreja e enviar-vos, como nova geração de apóstolos, para levar o mundo a Cristo”.

No seu pontificado, Bento XVI participou em três Jornadas Mundiais da Juventude: Colónia, em 2005, naquela que foi a sua primeira viagem internacional como Papa, Sidney em 2008 e Madrid em 2011.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES