
O Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes convidou os consagrados a aproveitarem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 para partilharem “a beleza, a sabedoria e a riqueza da Vida Consagrada”.
“Alarguemos a «tenda» do nosso coração aos jovens, caminhemos juntos, caminhemos com eles comuniquemos-lhe a sabedoria dos anos. Faz bem aos idosos comunicar a sabedoria aos jovens; e faz bem aos jovens acolher o património de experiência e sabedoria dos idosos, e depois levá-lo em frente para bem das Famílias religiosas e da Igreja inteira. Este património – a beleza, a sabedoria e a riqueza da Vida Consagrada – não são para o conservar num museu, mas para desenvolver e partilhar. A JMJ que estamos a preparar é uma excelente ocasião que isto aconteça. Não a desperdicemos!”, convidou o prelado, na celebração do Dia da Vida Consagrada, na Sé Patriarcal de Lisboa, no encerramento da Semana de Oração pelos Consagrados (26 de janeiro a 2 de fevereiro).
Na véspera, na Vigília da Vida Consagrada, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, D. Joaquim Mendes fez um convite à esperança. “A esperança não reside nas nossas forças, nem nos nossos números, nem nos nossos recursos humanos, mas na fé e na confiança no Senhor da história, que continua a repetir-nos «não tenhais medo», «tende confiança»”, salientou o Bispo Auxiliar de Lisboa, a 1 de fevereiro. “Peçamos ao Senhor a graça da esperança, que não é otimismo, mas é a graça de renovar todos os dias a Aliança que fizemos com Ele, de partilharmos com Ele a vida e a missão”, terminou.