Cultura |
Livros
Sugestões bibliográficas para a Quaresma
<<
1/
>>
Imagem

Na semana em que tem início a Quaresma, o Jornal VOZ DA VERDADE apresenta quatro sugestões de livros, para melhor viver o tempo litúrgico de preparação da Páscoa.

 

Rezar na Quaresma - Ano A (2023)

Livro de oração, a cores, para cada dia da Quaresma. Para procurar e acolher o perdão de Deus. A Quaresma é um tempo favorável à renovação pessoal. Guiados pela Palavra, e lado a lado com Jesus, deixamos que a bondade de Deus nos transforme em pessoas mais felizes. Neste livro procuramos ajudar a fazer esse caminho. Para cada dia da Quaresma, é sugerido um breve encontro de oração.

Informações: www.paulus.pt/products/rezar-na-quaresma-ano-a-2023

 

Felizmente há a Quaresma! Reflexões fora de tempo

‘Felizmente há a Quaresma!’ é uma reflexão densa, irresistível e surpreendente sobre as atitudes e os gestos que a Igreja recomenda no tempo quaresmal. Felizmente, ou por graça, há um tempo em que somos convidados a reentrar em nós mesmos. «Tu… tens vontade de culpar o mundo que é mau, a família que te educou, ou a quem te apetecer; no fim, se fores honesto contigo mesmo, não podes deixar de admiti-lo: fui eu, fui eu que errei. Pode parecer uma palavra dura, mas, na realidade, é o pressuposto da salvação, porque, se eu sou responsável, isso significa que posso mudar». Escrita como uma carta enviada a «Marcos», a quem o padre Bartoli se dirige afetuosamente como a «um dos meus rapazes mais brilhantes, embora, depois de te teres licenciado, te tenhas afastado um pouco…», esta reflexão sobre o significado da Quaresma faz-nos redescobrir os aspetos «fundamentais» da fé cristã.

Informações: www.paulinas.pt/produto/felizmente-ha-a-quaresma

 

Via-Sacra para a Quaresma

Rezar a Via-Sacra na Quaresma é um exercício espiritual que nos ajuda a reconhecer que não somos apenas vítimas do mal, mas que também somos causadores de sofrimento aos outros. Percorrendo, com Cristo, o caminho da Cruz, com Ele chegaremos à Ressurreição. Esta obra apresenta as 14 estações da Via-Sacra com citações bíblicas e meditações curtas e simples. Livro ilustrado a cores.

Informações: www.paulus.pt/products/9789723021097

 

O Caminho Quaresmal

A Quaresma é um possível caminho de renovação, de progresso cristão, mas é um caminho pouco e mal conhecido. As páginas deste livro querem ajudar a segui-lo e a valorizá-lo, etapa a etapa, dia a dia, através da sua liturgia, da sua espiritualidade, dos seus «exercícios». Um guia, uma incitação, que espera resposta. Porque, «de certo modo, temos de ser nós a criar a Quaresma para a provar e viver».

Informações: www.paulinas.pt/produto/o-caminho-quaresmal

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES