Lisboa |
Assembleia Continental Europeia do Sínodo 2021-2014
“Ser verdadeiramente irmãos e irmãs na mesma Igreja”
<<
1/
>>
Imagem

A Assembleia Continental Europeia do Sínodo 2021-2014, que decorreu em Praga, foi uma “oportunidade extraordinária” para “escutar a Igreja da Europa”, segundo o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas. 

O encontro, de 5 a 9 de fevereiro, teve como tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’ e contou com a participação, presencial e online, da delegação da CEP, com o seu presidente a considerar que esta foi uma “oportunidade extraordinária” para “escutar a Igreja da Europa nas suas dificuldades, nas tensões que existem, mas na vontade de ultrapassá-las e de viver em comum o ser Igreja”. “Uma das palavras que mais se ouviu aqui [na República Checa], foi ‘unidade na diversidade’, a convergência na diversidade daquilo que somos, não querendo ser uniformes, mas ser verdadeiramente irmãos e irmãs na mesma Igreja”, disse D. José Ornelas, numa nota de imprensa, destacando que os dias de escuta e discernimento, em Praga, foram de uma “discussão muito clara e transparente”, e aludindo à importância de a Igreja refletir sobre “as dificuldades da guerra, das desigualdades, das migrações, da integração e de compreensão dentro da Igreja”. “Este não é o fim do processo sinodal na Europa. Na transparência das nossas discussões, da nossa capacidade de escutarmos e de falarmos, estamos a caminho de um Sínodo da Igreja toda e queremos, como Europa, dar o sentido daquilo que somos, nas dificuldades mas na esperança do caminho que percorremos juntos”, sublinhou.

A síntese nacional, apresentada durante a assembleia, pode ser lida no site em www.conferenciaepiscopal.pt.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES