Lisboa |
Ministério do catequista
Valorizar “catequistas exemplares”
<<
1/
>>
Imagem

O diretor do Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa revelou que, no ministério do catequista, a diocese está a estudar, “como critério de ponto de partida”, a valorização de “catequistas exemplares”. “Pessoas ligadas à catequese nas paróquias a quem reconhecemos a sua dedicação total à catequese, na sua configuração eclesial. Se falamos de um catequista na paróquia falamos daquela pessoa em específico, indiscutível na sua missão e que já desempenham o ministério. Encontramos diversos âmbitos na aplicação do ministério, mas é importante valorizar o ministério como tal, mas que seja efetivamente valorizado na vida das comunidades e no reconhecimento que as dioceses e as comunidades lhe fazem”, adiantou o padre Tiago Neto, à Agência Ecclesia, no âmbito do 51.º Encontro Interdiocesano de Catequistas, que decorreu em Fátima, a 18 e 19 de fevereiro, e reuniu catequistas das dioceses de Lisboa, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Santarém e Setúbal.

O responsável afirmou ser “com muita alegria” que assiste “a este passo importante da vida da Igreja, que é a instituição do ministério catequista”. “Um chamamento alargado a todos os que exercem este ministério, muito presente nas comunidades cristãs, fundamental, sem o qual não se percebe a vitalidade das comunidades”, sublinhou o sacerdote.

 

____________


Instituição de Catequistas

O Secretariado Nacional de Liturgia publicou o livro ‘Instituição de Catequistas - Pontifical Romano’. “O ministério do Catequista ocupa um lugar significativo no conjunto dos ministérios e serviços de evangelização, tendo em conta a importância da Catequese e da pessoa do Catequista no crescimento da fé. Este Rito de Instituição de Catequista deve ser considerado «típico» para a Igreja peregrina em Portugal, oficial para o uso litúrgico”, refere a apresentação.

foto por Catequese de Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES