Entrevistas |
3 perguntas ao? coordenador da visita do Papa a Lisboa, padre Mário Rui: ?Acolher o Santo Padre como se do próprio Senhor se tratasse?
<<
1/
>>
Imagem

- Numa mensagem aos párocos, o Cardeal-Patriarca de Lisboa convida os padres a motivarem as pessoas a “vencerem a tentação de só acompanhar a visita [do Papa] pela televisão”…

O senhor Patriarca diz-nos que devemos acolher o Santo Padre como se do próprio Senhor se tratasse. E como o podemos acolher? Podemos acolhê-lo fazendo festa, preparando a nossa casa colocando o estandarte e mobilizando a comunidade cristã a uma participação maciça, não ficando a ver na televisão… Não que seja mau ver na televisão, mas desejo que na Missa estejamos todos com o Papa, no Terreiro do Paço, que está devidamente preparado para receber todos os cristãos.

 

- De que forma os cristãos se podem preparar para a vinda do Papa a Lisboa?

Em primeiro lugar os cristãos devem preparar-se no seu próprio caminho espiritual, vivendo em estado de graça no acolhimento ao Santo Padre. Recomendava a todos que se preparassem espiritualmente, mas recomendava sobretudo que não deixassem de escutar aquilo que o Papa nos vem dizer porque a sua mensagem como pastor universal da Igreja – e como sucessor de Pedro – é mensagem que deve ser acolhida no coração de cada um.

 

- E ao nível espiritual, como se devem preparar os cristãos?

Todos os que se queiram confessar previamente para poderem participar dignamente na Missa pela santa comunhão, não deixem de o fazer porque é também uma forma muito importante de preparação. Além das suas paróquias, os cristãos poderão confessar-se nos dias 10 e 11, numa das oito igrejas da Baixa que terão sacerdotes para o efeito.

Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
P. Manuel Barbosa, scj
Durante quatro dias antes do Carnaval, costuma realizar-se anualmente em Fátima a Semana de Estudos...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Nestes tempos em que o início da Quaresma coincide com um estranho confinamento, explicado por uma pandemia...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES