
Depois de uns dias intensos com a chegada da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani à Diocese de Leiria-Fátima, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) continuaram a sua peregrinação pelas ruas de Colmeias, Leiria e Milagres.
Na segunda-feira, dia 1 de maio, os Símbolos da JMJ peregrinaram pelas diversas paróquias de Colmeias: S. Simão de Litém, Vermoil, Meirinhas, Memória, Matas, Espite e Albergaria dos Doze que, ao final da tarde, acolheu D. José Ornelas, Bispo de Leiria- Fátima, para uma atividade com os jovens da vigararia. A iniciativa terminou com um jantar partilhado com toda a comunidade.
No dia seguinte, os Símbolos visitaram vários recintos escolares em Meirinhas. No Lar Felicidade, a felicidade foi visível na cara de todos os que tocavam na Cruz Peregrina e no ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Já ao final da tarde, foi a vez de visitar as várias instituições de Colmeias, passando por alguns lares e pela igreja paroquial, onde houve celebração Eucarística e, pela noite, um momento de oração ao estilo de Taizé, organizado pelos jovens.
O dia de quarta-feira, dia 3 de maio, começou com uma caminhada por Colmeias, desde a igreja paroquial até à sede do Agrupamento de Escolas, onde os Símbolos foram entregues à Vigararia de Leiria. Durante a tarde, os Símbolos da JMJ chegaram à Sé de Leiria e, no fim da tarde, foi a vez de serem recebidos na Capela da Senhora do Monte e no Largo de Cortes.
A noite chegou e com ela trouxe um dos momentos mais esperados, a noite jovem organizada pelo Serviço Pastoral do Ensino Superior (SPES), na Praça Rodrigues Lobo, que contou com a animação da Tuna e com a Night Run. O dia terminou com uma celebração no Espírito Santo repleta de jovens.
Já no dia 4 de maio, foi inaugurado o Mural JMJ com a presença de D. José Ornelas e de D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, em frente à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria. Ainda neste dia, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani visitaram a Câmara Municipal de Leiria.
No dia seguinte, os Símbolos peregrinaram junto dos jovens da cidade, visitando algumas escolas e instituições. Durante a tarde, foi a vez da Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas (CERCILEI) receber os símbolos da JMJ, que passaram depois pelo Cento Social Paroquial dos Pousos. Pela noite, a comunidade e o Bispo de Leiria caminharam desde a Igreja Greco-Católica até à Igreja da Quinta dos Pastorinhos.
No sábado, dia 6 de maio, os símbolos marcaram presença no mercado municipal de Leiria, logo pela manhã, tendo ainda visitado a Feira de Maio. Durante a tarde, os Símbolos fizeram uma “visita real” à Torre de Menagem do Castelo de Leiria. Após este momento foi tempo de parar e escutar o Concerto de Acolhimento dos Símbolos da JMJ, com a “Banda da Paróquia”, que marcaram presença no Encontro Diocesano de Adolescentes (ENDIAD 2023).
Ao início da noite, e após a Eucaristia celebrada na Sé de Leiria, teve lugar a caminhada “ENDIAD RUN”, com encontro marcado na Sé e o destino apontado ao Santuário de Nossa Senhora da Encarnação. Aqui, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani foram entregues à Vigararia dos Milagres.
No dia 7 de maio, domingo e Dia da Mãe, realizou-se uma procissão até ao Santuário do Senhor Jesus dos Milagres, para uma Celebração Vicarial. A tarde ficou também marcada por um momento pleno de adrenalina com a passagem dos Símbolos da JMJ pela igreja paroquial num passeio de mota.
Os dois Símbolos da Jornada Mundial da Juventude vão permanecer na Diocese de Leiria-Fátima durante todo o mês de maio, sendo depois entregues à Diocese de Santarém. O momento alto será nos dias 12 e 13 de maio, com a presença dos Símbolos no Santuário de Fátima para a Peregrinação Internacional Aniversária.
![]() |
Pe. Alexandre Palma
Segundo alguns, a humanidade mudará nos próximos 20 anos mais do que nos passados 200. Não se tratam apenas de modificações nas suas formas sociais.
ver [+]
|
![]() |
Pedro Vaz Patto
Ao ler as opiniões que se vão publicando a respeito da trágica situação que vive hoje a Terra Santa, nota-se nelas a tendência para tomar partido.
ver [+]
|