JMJ Lisboa 2023 |
Diocese de Leiria-Fátima
Símbolos da JMJ vão ao encontro da população
<<
1/
>>
Imagem

Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) continuam a peregrinar pela Diocese de Leiria-Fátima. Após terem sido recebidos na vigararia dos Milagres e de Fátima na semana que passou, esta semana foram carregados e venerados pelos jovens de Ourém, da Marinha Grande e de Monte Real.

No dia 15 de maio, segunda-feira, o dia começou com uma Eucaristia em Freixianda, partindo depois para Urqueira, onde o dia terminou com uma Via Lucis em Casal dos Bernardos. No dia seguinte, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani e a Cruz Peregrina visitaram algumas instituições como escolas e lares. Ao fim da tarde realizou-se uma Eucaristia que culminou no adro da igreja com uma coreografia e o lançamento de balões. De seguida, os Símbolos foram até Caxarias, acompanhados de mota pelos jovens, e o dia fechou com uma oração Shemá.

No dia 17 de maio, quarta-feira, foi a vez de uma escola secundária e da Quinta da Casa Velha receberem os Símbolos. O dia terminou com uma vigília de oração na Igreja de Nossa Senhora das Misericórdias, onde os Símbolos da JMJ foram entregues à Vigararia da Marinha Grande. Nesta Vigararia, o dia 18 de maio começou com uma Eucaristia e uma peregrinação que terminou com um piquenique em comunidade. Na parte da tarde, rezou-se o Terço da JMJ e D. José Ornelas, Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, presidiu à vigília de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Sexta-feira, dia 19 de maio, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani e a Cruz Peregrina estiveram na Paróquia de Pataias, onde visitaram instituições de solidariedade e de ensino. Após a celebração da Palavra, na Igreja de Pataias, os Símbolos participaram na comemoração do aniversário da vila, encerrando o dia com o Hino oficial da JMJ Lisboa 2023, tocado pela banda filarmónica.

A Paróquia de Maceira recebeu os Símbolos da JMJ no sábado, dia 20 de maio, começando o dia com um momento de oração e uma caminhada até aos Bombeiros, participando no encontro de entidades oficiais. Os Símbolos estiveram também presentes numa Eucaristia junto das crianças no final da sua Primeira Comunhão. O dia terminou com a entrega do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani e da Cruz Peregrina à Paróquia de Monte Real.

No domingo, dia 21 de maio, os Símbolos da JMJ peregrinaram pela vila de Monte Real e foram entregues à Paróquia de Cervide. O dia terminou com uma celebração vicarial no Mosteiro de Santa Clara.

Durante todo o mês de maio, os Símbolos da JMJ vão permanecer na Diocese de Leiria-Fátima, sendo depois entregues à Diocese de Santarém. Podes acompanhar tudo através do nosso Instagram ou do Facebook.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES