
<!-- /* Font Definitions */ @font-face {"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; 12.0pt; "","serif"; mso-fareast-"";} a:link, span.MsoHyperlink {mso-style-unhide:no; color:blue; text-decoration:underline; text-underline:single;} a:visited, span.MsoHyperlinkFollowed {mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; color:purple; mso-themecolor:followedhyperlink; text-decoration:underline; text-underline:single;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; 10.0pt; mso-ansi-10.0pt; mso-bidi-10.0pt;} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> O primeiro dia da partilha do padre Carlos Gonçalves, director do Serviço da Juventude de Lisboa, coincidiu com a festa do padroeiro do Seminário de São José de Caparide, São José Humilde, e com uma viagem a Alcobaça para fazer o balanço e avaliação da VIII Jornada Diocesana da Juventude, de 18 de Abril passado. “É tempo de balanço e avaliação, coisa que na Igreja fazemos pouco. É certo que a JDJ foi um êxito, mas isso não nos ilude. Sabemos das fragilidades da pastoral juvenil”, partilhava o padre Carlos.
O domingo, dia 2 de Maio e segundo dia de partilha do padre Carlos, era também o dia da mãe. Da festa em casa dos pais não há registo, como explica este sacerdote: “A vida privada é mesmo assim: privada”. Neste dia houve tempo para falar com alguém, nas palavras do padre Carlos, “inquieto vocacionalmente”. Conheça a história em http://umasemanacom.blogspot.com.
A segunda-feira, dia 3, foi marcada pelo projecto “Eu Acredito” e a preparação da vinda do Papa a Portugal. Para além disso, este sacerdote sabe o que tem de fazer para chegar aos jovens: estar onde eles estão. “Depois do pequeno-almoço, há tempo para ver mails, responder mails, ver como anda o Facebook, com um olhar particular sobre páginas que administro (em parceria com outros padres): a do ‘Serviço da Juventude de Lisboa’ (www.facebook.com/pages/Lisboa/Servico-da-Juventude-de-Lisboa/394729061825) e a ‘Terça.com’ (www.facebook.com/pages/Lisboa/tercacom/305504243698)”.
No quarto dia de partilha, terça-feira, dia 4, o padre Carlos partilhou uma dúvida muito comum nas paróquias: “Quando se tem diante um grupo de ‘adolescentes-quase-jovens’ que terminaram o percurso da catequese e têm alguma vontade de continuar enquanto grupo de jovens paroquial há duas questões que costumam surgir: quem é o animador? (e que formação específica pode ter?) e que guião/material seguir nos encontros?”. Saiba as respostas a estas duas perguntas no blogue “Uma semana com… um padre”.
Quarta-feira é ‘dia comunitário’ no Seminário dos Olivais. E de acordo com o padre Carlos, “as aspas servem para indicar que todos os dias são comunitários no Seminário dos Olivais (ou devem ser), mas procuramos que as quartas-feiras sejam mais resguardadas para esse objectivo”.
Na quinta-feira dia 6 de Maio, o padre Carlos Gonçalves partilhava uma má notícia para a semana em que o Santo Padre iria estar em Portugal: “Tudo está nas mãos do Senhor, como sempre. Temos mesmo de confiar. A ‘semana do Papa’ será como Ele quiser!”. Saiba que má notícia é esta em http://umasemanacom.blogspot.com.
No fim da semana, o padre Carlos partilhou o que faz enquanto prefeito do Seminário dos Olivais. Veja tudo em “Uma semana com… um padre”.
Comentários e opiniões:
“É bom saber que ainda temos jovens que seguem o exemplo de S. José Humilde, que o santo seja sempre um exemplo na vida de cada um dos seminaristas mas também em todos nós…”
José Ramalho
“Padre Carlos é bom ver a sua entrega ao serviço do Senhor da messe, na preparação da vinda do Santo Padre Bento XVI. Que Maria Santíssima o acompanhe e interceda por todos nós junto de Deus, nosso Pai.”
Romão (Gaeiras)
“Olá Padre Carlos, só agora consegui acompanhar a sua semana. Obrigado pela sua vida e entrega à Pastoral Juvenil da Diocese, temos todos crescido muito consigo. É bom conhecer padres simples e descontraídos, plenos da graça de Deus e com um sentido de Igreja imenso.”
Mário Matos
“Adorei poder ter estado no dia 11 perante a visita do Papa Bento XVI, foi uma alegria enorme, na qual não há palavras. Ver que estava perto de Cristo que desceu à terra e se encarnou em homem… Eu Acredito, porque sei que nunca estou só!!”
Ana, de Alfeizerão (Vigararia XV)
“Hoje é sexta feira e com um grupo de Jovens aliás como acontecem todas as sextas feiras juntámo-nos unicamente para fazer a única coisa que o Santo Padre nos pediu:
‘Não Esqueçais o Papa! Rezai muito por ele...’ Pe. Carlos obrigado pelo seu testemunho de vida! Todos os dias rezo pelos sacerdotes.”
Ricardo Oliveira
“A visita do Santo Padre deixa-vos estafados!!! Mas vale a pena perder horas de sono, para preparar a visita de Sua Santidade. Ele tem os sacerdotes no coração. Eu também.”
Salomé (Gaeiras)
Todas as partilhas do padre Carlos Gonçalves
http://umasemanacom.blogspot.com/search/label/Pe.%20Carlos%20Miguel%20Gon%C3%A7alves