Uma semana com... um padre |
Padre Tiago Neto: ?Aprender a ser padre é um desafio constante"
<<
1/
>>
Imagem
A entrar nas últimas semanas do Ano Sacerdotal, o blogue “Uma semana com… um padre” recebeu um ‘padre novo’, o padre Tiago Neto, pároco de Alguber, Manique do Intendente e Alcoentre, para quem “aprender a ser padre é um desafio constante”.

A primeira partilha do padre Tiago começou no domingo, dia 23 de Maio, com a sua apresentação: “Sou o padre Tiago Neto, tenho 28 anos e sou actualmente pároco de Alcoentre, Manique do Intendente e Alguber. Embora já estivesse a trabalhar na paróquia de Alguber, assumi as paróquias de Alcoentre e Manique em Outubro de 2009. Partilhar convosco a minha experiência como padre é para mim um momento importante, pois posso meditar pessoalmente sobre o que tem significado no concreto da vida das comunidades este serviço à Igreja e aos homens e mulheres do nosso tempo, coisa que nem sempre tenho oportunidade de fazer”. Ordenado em 2006, o padre Tiago Neto partilhou depois o que é ser padre nos dias de hoje: “Nestes primeiros anos de padre, tenho sobretudo aprendido a caminhar na fé como amigo de Jesus graças ao testemunho de fidelidade de tantas pessoas com as quais já me cruzei. Aprender a ser padre é um desafio constante”, dizia o padre Tiago, sublinhando a alegria que é ser sacerdote: “O sacerdote é ‘servidor da alegria’. Tenho percebido que a alegria é contagiante e que a alegria da qual posso ser servidor ajuda bastante os outros. Da minha alegria em ser cristão e padre depende em muito a alegria daqueles que sirvo nas comunidades”.

Depois de um fim-de-semana cheio de tarefas da catequese e da “maratona pelas comunidades” com missas e procissões, a segunda-feira, dia 24, não foi menos cansativa. Desde uma viagem a Fátima, a reuniões burocráticas na Câmara de Alcoentre o padre Tiago partilhava a dificuldade de manter aberto um centro paroquial. Neste caso, o de Alcoentre. “A primeira parte da manhã foi passada no Centro Paroquial de Alcoentre. Esta Instituição está num momento muito importante da sua história, pois é necessário fazer algumas reestruturações que garantam a sua viabilidade no futuro. Uma das apostas é a abertura de uma creche em Manique do Intendente que vai servir as freguesias de Manique, Alcoentre, Vila Nova de São Pedro e Maçussa”, partilhava o padre Tiago.

Terça e quarta-feira foram dias de Conselho Presbiteral, no Seminário dos Olivais. Este sacerdote é o representante da Vigararia IX. Saiba o que é o Conselho Presbiteral e o que nele foi decidido em http://umasemanacom.blogspot.com.

Os 28 anos do padre Tiago não o impedem de ter uma história de vida para contar. Além das três paróquias nos concelhos do Cadaval e da Azambuja, faz também serviço pastoral em duas prisões: na de Vale dos Judeus e na de Alcoentre. Nos dois últimos dias da sua partilha, o padre Tiago partilhou a sua vivência nestes dois estabelecimentos prisionais. “Vale dos Judeus é uma prisão de Alta Segurança, alberga cerca de 500 reclusos provenientes de vários países do mundo”, contextualizava o padre Tiago, e na de Alcoentre, a vivência cristã é maior: “Quando chego pela manhã, estão sempre à minha espera a ensaiar os cânticos para a celebração. Aqui existe um grupo fixo de reclusos que participam habitualmente na Eucaristia e que têm alguma formação cristã”.

 

Comentários e opiniões:

“Querido Padre Tiago, é uma bênção e um privilégio poder chamar-lhe Amigo. Dou graças a Deus por ter sido nosso Pastor em 3 peregrinações inesquecíveis e profundamente marcantes!”

Alice e Joana

 

“Espero padre Tiago que as suas palavras sejam sementes puras deitadas à terra.”

Marco Santos – Benedita

 

“Olá Padre Tiago, como é importante a alegria por sermos Filhos de Deus através de Jesus Cristo, e como nós, cristãos, nos esquecemos tantas vezes de a manifestar... Obrigada por nos contagiar com a sua alegria e nos lembrar a razão da nossa.”

Vera

 

“Olá Padre Tiago, obrigado por teres aceite o convite da VV. Obrigado pela partilha e pelo profundidade e a fé com que a fazes.”

PS

 

“Sr. Padre Tiago. Estamos muito gratos pela sua vinda a esta paróquia. Esperamos que fique por cá muitos anos. Gostamos das suas missas e de aprender consigo.”

7º volume de catequese - Paróquia de Nª Srª da Purificação de Alcoentre

 

 “Olá Padre Tiago, parabéns pelo trabalho que está a desenvolver na paróquia de Alcoentre, gostamos muito de o ter por cá. Obrigado por todas as actividades que tem preparado para nós e por tornar as missas mais dinâmicas. Esperamos que fique por cá durante bastante tempo.”

9º Volume da Catequese de Alcoentre

 

“Como é parecido com S. Filipe de Néri, O Santo dos Jovens e da alegria. Anda sempre alegre e metido na malta da ‘pesada’ Adolescentes da Catequese. Aqui fica o apreço pela alegria e dedicação à Pastoral Catequética.”

Virgínia

 

 

Todas as partilhas do padre Tiago Neto

http://umasemanacom.blogspot.com/search/label/Pe.%20Tiago%20Neto

João Carita
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES