Igreja em movimento |
CVX Portugal: Unir a fé e a vida para um maior serviço
<<
1/
>>
Imagem

É uma comunidade mundial de leigos que identificam a sua vocação pessoal no estilo de vida e na missão apostólica proposta pelo carisma CVX. Conheça a CVX (Comunidade de Vida Cristã), cuja finalidade é unir a fé e a vida para um maior serviço.

O que é a CVX?

 A CVX é uma comunidade mundial de leigos, com estatutos aprovados pela Igreja, e uma espiritualidade própria: a Espiritualidade Inaciana. A sua fonte de inspiração característica, para além das Sagradas Escrituras e do sentido de Igreja, são os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas). Procuram unificar a vida em todas as suas dimensões com a plenitude da fé cristã e dar sentido apostólico a todas as suas actividades.

Os membros da CVX reúnem-se regularmente em pequenas comunidades onde mutuamente se apoiam no discernimento dos chamamentos pessoais e comuns e encontram incentivo para a busca contínua do melhor serviço apostólico de evangelização e transformação do mundo.

 

Origem

As origens da CVX estão ligadas à Companhia de Jesus. Desde o seu início, no século XVI, que os Jesuítas formaram grupos de leigos a quem transmitiam uma forte espiritualidade e sentido apostólico de vida cristã. Estes grupos chamaram-se então Congregações Marianas, por tomarem como modelo a colaboração de Nossa Senhora na Encarnação. Em 1967, num momento de renovação e adaptação, passaram a chamar-se CVX (Comunidades – mais tarde, Comunidade - de Vida Cristã).

 

A CVX em Portugal

A CVX é uma comunidade de pequenas comunidades. Em qualquer parte do mundo se podem formar pequenos grupos CVX de partilha de vida, aprofundamento da fé e dinamização apostólica, procurando, como diz Santo Inácio, conhecer internamente Jesus Cristo, para em tudo amar e servir.

Os pequenos grupos de partilha cresceram, passando de Comunidades de Apóstolos para uma Comunidade Apostólica. O conjunto dos grupos de uma determinada região forma a Comunidade Regional. Estas, por sua vez, formam a Comunidade Nacional, que está ligada e integra a Comunidade Mundial.

 

Metodologia das reuniões

Tendo presente a finalidade (unir a fé e a vida para um maior serviço), uma reunião-tipo exige, antes de mais, uma atitude de escuta e partilha. Trata-se de comunicar e avaliar a vida cristã que cada um tentou pôr em prática desde o último encontro. Depois, são lançados para o grupo propostas para a próxima quinzena: uma orientação de vida com textos e pistas, conforme a etapa do grupo, a fim de dinamizar a oração e a vida até à reunião seguinte.

 

 

O que é pedido a cada membro

- Vontade séria e livre de progredir espiritualmente;

- Presença assídua e pontual nas reuniões (quinzenais);

- Dedicar um tempo diário à oração pessoal e à avaliação de vida;

- Fazer os Exercícios Espirituais de S. Inácio, se possível todos os anos;

- Em nome da solidariedade com a vida do grupo e do movimento, participar em encontros e celebrações da comunidade alargada (CVX regional, nacional e mundial);

- Em sentido de pobreza e de partilha com os pobres, contribuir com o pagamento das quotas para a ajuda aos mais necessitados e o financiamento da instituição;

- Empenho apostólico com sentido de Igreja, segundo a urgência ou necessidades do reino de Deus, como iniciativa pessoal, em organismos eclesiais já existentes, ou noutros próprios da CVX.

 


Sede e Secretariado Nacional

Estrada da Torre, 26, 1750-296 Lisboa

Telefone: 217543060

E-mail: sec-exe@acvxp.org

Blog: http://cvxgrandelisboa.wordpress.com

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES