Igreja em movimento |
Movimento da Mensagem de Fátima: Viver e promover a Mensagem de Nossa Senhora
<<
1/
>>
Imagem
«O Movimento da Mensagem de Fátima é uma associação canónica de fiéis – pessoa jurídica pública – de formação e apostolado, erecta pela Conferência Episcopal Portuguesa» (artº 1º dos Estatutos, aprovados em 23.09.1997), que «…coloca-se sob a protecção de Nª Sª de Fátima com o fim de viver e promover a sua Mensagem» (artº 2º).

É oportuno inserir aqui o que disse João Paulo II em Fátima (13.05.1982): «A Igreja aceitou a Mensagem de Fátima, sobretudo porque esta Mensagem contém uma verdade e um chamamento que, no seu conteúdo fundamental são a verdade e o chamamento do próprio Evangelho».

MOVIMENTO DA MENSAGEM DE FÁTIMA: É Fátima em movimento. Movimento no coração de cada pessoa (criança, jovem ou adulto), de cada família, cada paróquia, cada comunidade, diocese, país, toda a humanidade. Nunca Fátima subiu tão alto como onde a levantou Bento XVI. E, em Igreja, autoridade do Papa não é igual à minha, nem à tua. Disse ele, em 13.05, na Cova da Iria: “Iludir-se-ia quem pensasse que a missão profética de Fátima esteja concluída. Aqui reside aquele desígnio de Deus que interpela a humanidade desde os seus primórdios: «Onde está Abel, teu irmão? […] A voz do sangue do teu irmão clama da terra até Mim»(Gen 4,9)”.

Dar Deus a cada Abel e dar cada Abel a Deus é a vocação de todo o baptizado, em Jesus Cristo e na escola da Nossa Senhora. O que este Movimento tem de singular é que Fátima é ou não é um dom singular do Céu à terra? Como responde um baptizado a Deus com a catequese de Nossa Senhora? Como responderam os Beatos Francisco e Jacinta Marto e a Ir. Lúcia? Todo pecado é uma feia ingratidão a Deus. No Evangelho Jesus censura ingratidão de Corazin, de Betsaida, de Cafarnaum: Ai de ti!... Não mereça nunca Portugal a mesma censura do Céu: Ai de ti, Portugal!... Que pede o MOVIMENTO? O Rosário (cinco mistérios) seja rezado, meditado, todos os dias, em comunidade (se possível), em família, com famílias vizinhas, do prédio… Procurar e receber a absolvição todos os meses. A Sagrada Comunhão… dominical, diária…? Com especial atenção aos Primeiros Sábados… Destacar o dia 13, com vigília no dia 12… Todo o zelo em viver na graça de Deus: «Quereis oferecer-vos a Deus?...»(1ª Ap). Todo o zelo pela conversão e salvação de todo o Abel, de todo o Caim… «Não ofendam mais a Deus nosso Senhor, que já está muito ofendido…»(6ª Ap). Programar e avaliar acções e formações locais, na paróquia, na diocese…

Não pedirá o Céu que o Movimento seja mola real da Pastoral entre nós?

O artº 8º dos Estatutos declara: «O M.M.F. assenta a sua dinâmica apostólica na Paróquia, constituindo os grupos de acção paroquial a sua estrutura fundamental». A plena inserção das estruturas paroquiais do Movimento na pastoral da paróquia, e das suas estruturas diocesanas na pastoral da diocese, colaboração activa com os outros movimentos e em estreita ligação com a hierarquia, manifestam o seu sentido eclesial.

O M.M.F. privilegia na sua acção apostólica os sectores dos doentes e deficientes físicos (Retiros, Férias para mães de deficientes), oração (rosário, comunhão reparadora, dias de deserto, adorações eucarísticas), peregrinações (Tuy e Pontevedra, de Idosos, Peregrinação Nacional no 3º fim de semana de Julho) e o sector de crianças (pequenos mensageiros) e o juvenil (trabalho organizado com jovens, sua formação e acolhimento na Casa da Visitação e na Casa do Jovem, retiros…).

Para formação dos associados, o Secretariado Nacional promove encontros temáticos, e edita anualmente um Boletim, subordinado ao tema proposto pelo Santuário, com esquemas mensais para as reuniões. Respondendo ao apelo do Santo Padre: «Possam os sete anos que nos separam do centenário das aparições apressar o anunciado triunfo do Imaculado Coração de Maria» já está prevista toda a temática que nos preparará ao longo destes 7 anos.

O Movimento da Mensagem de Fátima tem secretariados em todas as Dioceses do País e conta com 100 000 associados. 

 

____________________________


Testemunho

Sou portador de esclerose múltipla, diagnosticada em 2004 no Funchal, onde trabalhava e, face a esta contrariedade, tive de regressar ao continente. Em finais de 2004 e inicio de 2005 iniciei surtos com muita frequência, o que me retirou a capacidade de andar e ser autónomo, pois até para comer precisava de ajuda. Com este quadro clínico o médico disse que eu iria fazer um tratamento, para não ficar pior mas não voltaria a recuperar a marcha. Fiquei resignado, agradecendo a Deus todos os dias pela graça de mais um dia, até que, um domingo ao sair da missa os meus olhos bateram num cartaz do Movimento da Mensagem de Fátima anunciando um retiro para doentes em Fátima, e disse para a minha mulher:”Quero ir a esse retiro”. Entrámos em contacto com o Secretariado Diocesano e conseguimos ir a esse bendito retiro. Durante 6 meses era a minha mulher quem empurrava a cadeira de rodas, até chegar a participação no retiro de 11 a 14 de Junho de 2006. No dia 13, fomos à Missa no Santuário, onde recebemos a bênção dos doentes com o Santíssimo Sacramento. Terminada a Missa, ao passar o andor de nossa Mãe Santíssima pedi-lhe que levasse os meus tormentos e as minhas dores para os colocar aos pés de Seu Filho, em desagravo das muitas ofensas que nós homens Lhe fazemos e para honra e glória do Seu Nome. Nessa altura senti um peso ou uma força muito grande sair de cima de mim percorrendo todo o meu corpo dos pés à cabeça (algo verdadeiramente inexplicável). A partir daí no resto do retiro comecei a sentir vontade de me levantar e empurrar a cadeira; assim aconteceu primeiro, depois com a ajuda de muletas e hoje já nem delas preciso e vou continuando a andar até que Deus queira.

Acreditai que pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima, muita coisa pode acontecer. “Rezai, rezai muito” recomendou o Anjo aos Pastorinhos. É preciso rezar sempre, sem esmorecer.

 

Rui Batalha

 

____________________________


Movimento da Mensagem de Fátima

(Secretariado Diocesano)

Igreja de São João de Brito,

Rua São João de Brito, 8, 1700-359 Lisboa

Telefone: 218478861 / 218480186

E-mail: sdmmfjb@sapo.pt

Assistente: Padre Lereno Sebastião Dias

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES