Igreja em movimento |
Movimento Cristão de Reformados ? Vida Ascendente: Crescer na Fé e em favor de outros reformados
<<
1/
>>
Imagem
O Movimento Cristão de Reformados – Vida Ascendente (MCR / VA) é um movimento de leigos cristãos que exerceram ao longo de vários anos uma actividade profissional concreta, servindo desse modo a sociedade em que viviam.

Agora, na situação de reformados, desejam continuar a crescer na Fé e a agir de um modo activo, no seu meio próprio e em favor de outros reformados ajudando-os a descobrir que ser pessoa é, até ao fim, ser responsável pelo dom extraordinário que é a vida, com uma missão pessoal que ninguém poderá realizar no seu lugar. Consideram que a reforma não é uma retirada mas um tempo forte em que se põe a render a experiência, a sabedoria, sucessos e dificuldades.

O MCR / VA procura dar um sentido à reforma propondo uma reflexão cristã sobre o sentido da vida, os compromissos e os desafios actuais da sociedade.

 

As origens e implantação em Portugal

Este Movimento, inicialmente designado de “Vida Ascendente”, nasceu em França nos princípios dos anos sessenta, estando hoje presente em muitos países dos diferentes continentes.

Em Portugal surgiu em 1986, inicialmente em quatro dioceses: Lisboa, Porto, Viseu e Santarém. Actualmente, está também nas dioceses de Braga, Aveiro, Guarda, Setúbal, Portalegre, Évora e Faro. A 1ª Presidente Nacional que foi simultaneamente Delegada pela Europa, foi Mª Elvira Rebelo Abranches, recentemente falecida. A 1ª Presidente Diocesana de Lisboa foi Rosa Mª Gonçalves.

 

Actividades para o ano pastoral de 2010/2011

O programa previsto para o ano pastoral de 2010/2011 assenta fundamentalmente em encontros de reflexão, destinados a todas as pessoas reformadas, interessadas em partilhar ideias e usufruir de momentos de convívio e amizade, abertos a todos os que quiserem participar.

Assim, teremos em 9 de Novembro de 2010, uma visita guiada para início de ano ao Mosteiro e Museu de São Vicente de Fora; em 2 de Dezembro, uma Reflexão do Advento orientada pelo padre José Manuel Pereira de Almeida, na Casa Sacerdotal; em Fevereiro de 2011, Reflexão ‘Luto/Sofrimento/Solidão’; em 17 e 18 de Março de 2011- Retiro da Quaresma na Casa das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora da Vitória – Apelação; em 13 de Abril – Dia de Reflexão, orientado pelo Assistente Diocesano, cónego António Janela, na Casa Sacerdotal; Maio de 2011 – Tempo Pascal à Luz da Palavra, por Manuela Carvalho, na Igreja Sagrado Coração de Jesus; e em Junho de 2011 – Passeio de fim de ano.

O Movimento organiza-se em pequenos grupos onde se debate/estuda o tema proposto a nível nacional que este ano é “Vocação e Missão dos Leigos na Igreja e no Mundo”.



Movimento Vida Ascendente - Movimento Cristão de Reformados

Direcção Diocesana de Lisboa

Igreja Paroquial do Coração de Jesus,

R. Camilo Castelo Branco, n.º 4,

1150-084 Lisboa

Telefone: 213560619

E-mail: v.ascendente.lisboa@sapo.pt

Assistente: Cónego António Janela

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES