Igreja em movimento |
Presidente de Comunhão e Libertação esteve em Lisboa
A fé cristã é um acontecimento
<<
1/
>>
Imagem

“O cristianismo não é uma doutrina religiosa ou uma lista de leis e moral, ou um conjunto de ritos. O cristianismo é um acontecimento”. A afirmação é do presidente do movimento eclesial Comunhão e Libertação (CL), o padre espanhol, Julián Carron que esteve em Lisboa, na passada sexta-feira, 17 de Fevereiro.

 

Presente em Portugal  para apresentar a nova edição do livro ‘Na Origem da Pretensão Cristã’ – obra de monsenhor Luigi Giussani (1922-2005), fundador do movimento Comunhão e Libertação – o padre Julián Carron colocava uma questão na sessão de apresentação da nova edição: “Tem hoje a fé alguma possibilidade de êxito? Alguma possibilidade de fascinar, de atrair, de convencer os homens do nosso tempo?”. Esta é uma pergunta que, refere, “não afecta apenas aqueles que não conhecem ainda a Cristo. Afecta também cada um de nós, porque apesar de o termos conhecido há já muitos anos, o nosso coração continua muitas vezes longe de Cristo, como recordava D. Giussani”, assinalou.

Recordando que o cristianismo não é um conjunto de regras, o presidente de Comunhão e Libertação sublinhou: “Não existe outra palavra para indicar a sua natureza, a não ser acontecimento, Nem a palavra lei, nem as palavras ideologia, projecto, doutrina, ética, podem explicar a natureza original do cristianismo".

 

Maturidade cristã

Comunhão e Libertação é um movimento eclesial “cujo objectivo é a educação dos seus membros na maturidade cristã e a colaboração na missão da Igreja Católica na sociedade de hoje”, refere o sítio internet deste movimento em Portugal. “O Movimento nasceu em Itália em 1954, quando don Luigi Giussani deu vida a uma iniciativa de presença cristã chamada Gioventú Studentesca (GS - Jovens Estudantes Cristãos) no liceu Berchet em Milão. O nome actual, Comunhão e Libertação, apareceu pela primeira vez em 1969, e resume a convicção de que o acontecimento cristão vivido em comunhão é a fundação da autêntica libertação do homem”.

 

Site oficial de Comunhão e Libertação em Portugal: www.taprobana.pt/cl

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES