Missão |
FEC – Fundação Fé e Cooperação
A missão em rede
<<
1/
>>
Imagem

A FEC – Fundação Fé e Cooperação é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) fundada há 22 anos pela Conferência Episcopal Portuguesa e pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e Federação Nacional dos Institutos Religiosos (FNIS). Tem como missão promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades e Igrejas.

 

Numa sociedade em constante evolução e mudança, a FEC acredita que cada pessoa pode criar futuro e ser protagonista de uma sociedade mais justa. Para tal, aposta no trabalho em parceria e rede e dá prioridade ao acesso à Educação e Saúde. Promove a Igualdade de Género, os Direitos Humanos e a Sustentabilidade Ambiental e desenvolve acções de Advocacia junto dos decisores políticos, económicos e religiosos.

 

Trabalho em rede

A FEC acredita que só num trabalho conjunto de parceria se podem percorrer caminhos de desenvolvimento. Em articulação com os seus parceiros e com redes internacionais, a FEC quer contribuir para que a Igreja faça eco da voz dos mais pobres junto dos órgãos de poder local, nacional e internacional.

A FEC integra várias redes, entre as quais: Plataforma Portuguesa das ONGD, Confederação Portuguesa de Voluntariado e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Solidariedade - CIDSE.

À FEC foi também pedido que assumisse a função de Rede das Entidades de Voluntariado Missionário. Esta é uma plataforma que procura promover a partilha de experiências e desenvolver uma formação conjunta. Esta rede é composta por 57 entidades, entre as quais estão grupos universitários, ONGD católicas, grupos de leigos ligados a congregações religiosas, paróquias e dioceses que têm em comum o trabalho em cooperação para o desenvolvimento e a promoção e integração de voluntários missionários nas suas acções.

Em Setembro de 2009, a FEC, com o apoio da Campanha do Milénio das Nações Unidas, lançou a Rede Fé e Desenvolvimento, que tem como principal objectivo a mobilização junto da Igreja Católica em Portugal para que, a partir da sensibilização e reflexão, seja um agente de mudança e uma voz activa e profética na promoção do Desenvolvimento, em conjunto com a sociedade civil. Para além disso, esta Rede Fé e Desenvolvimento produz diversos recursos: documentos de posicionamento, reflexões litúrgicas, acções de formação e materiais pedagógicos.

 

A FEC na Guiné-Bissau

Desde 1999 na Guiné-Bissau, a FEC desenvolve um programa que envolve projectos em diversos sectores. A educação é a principal área de intervenção neste país. Para a capacitação de agentes educativos (educadores, professores, directores de escola, dirigentes associativos) e comunidades, a FEC desenvolveu o «PAEIGB – Projecto de Apoio à Educação no Interior da Guiné-Bissau» (2001-2007), o «+ Escola» (2007-2009), «Djunta Mon» (2009-2012) e «Bambaram di Mindjer» (2009-2014). A capacitação institucional da Cáritas da Guiné-Bissau e de outros organismos da Igreja Católica e da sociedade civil fazem parte de acções integradas.

 

A FEC em Angola

Em Angola, o Projecto de Apoio à Educação Básica em Angola (2004-2006) e o projecto de alfabetização «Educação em Movimento» em Moxico (2008-2010) incidiram na educação. O «Programa de Saúde Materno-Infantil» (2009- 2011) pretende alcançar a melhoria no acesso aos cuidados primários de saúde. «Twendela kumwe» incide na capacitação institucional da Cáritas de Angola e das 19 delegações no país (2010-2012). Na investigação, participa no projecto «Papel das organizações da sociedade civil na educação e formação: caso de Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique» (2010-2012) liderado pelo Centro de Estudos Africanos do ISCTE.

 

Dar a Duplicar...

A Campanha Presentes Solidários é já uma marca identitária da FEC. Trata-se de uma campanha de angariação de fundos e de sensibilização da opinião pública portuguesa para necessidades muito concretas dos países lusófonos. Desde 2006 que, na época natalícia, a FEC apresenta um catálogo de presentes muito originais que permitirão a real melhoria das condições de vida de inúmeras famílias lusófonas. O dinheiro angariado é entregue aos nossos parceiros no terreno que garantem a compra e a entrega dos bens a quem deles mais precisa. Esta é uma acção que promove um Natal verdadeiramente solidário no seio de inúmeras famílias que já participam regularmente nesta iniciativa.  

 

____________


Nota da Redacção

Após o cessar da colaboração permanente que durante vários anos foi prestada pelo padre Tony Neves, alimentando neste jornal uma página dedicada à vida missionária e mostrando rostos de gente que vai dando a vida pela missão, o Jornal Voz da Verdade enceta, com este número, uma parceria com a FEC – Fundação Fé e Cooperação, de forma a garantir o acompanhamento de uma dimensão de grande importância na vida da Igreja: a actividade missionária. Desde já apresentamos os nossos agradecimentos pela grande disponibilidade sempre manifestada pelo padre Tony Neves, bem como os votos de uma frutuosa missão, enquanto Provincial da Congregação do Espírito Santo (Espiritanos), em Portugal. Aos responsáveis da FEC - Fundação Fé e Cooperação, auguramos uma profícua colaboração com o jornal da Diocese de Lisboa.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES