Igreja em movimento |
Semana Missionária dos Jovens Sem Fronteiras (JSF) em Alcoentre
Uma missão «sempre com um sorriso na casa»
<<
1/
>>
Imagem

Abraçar o desafio de ir em Semana Missionária é ter a certeza do «sim» que queremos oferecer a Deus, conscientes de que esta é uma confirmação da nossa fé e do trabalho que desenvolvemos ao longo do ano pastoral nas paróquias, tendo em conta os seus desafios e os princípios do movimento.

 

Chegados a Alcoentre para viver durante 10 dias (18 a 28 de Agosto), foi fácil compreender a importância dos jovens em paróquias marcadamente idosas. Procurámos ser alegres e fervorosos no Espírito, tentando perceber qual a melhor forma de servir os que nos rodeavam. Sabemos que só atentos e com vontade de escutar é que podemos agir no sentido de dar uma resposta concreta a Cristo.

O trabalho que desenvolvemos foi maioritariamente junto dos idosos, através da animação diária no Lar de Alguber e no Centro de Dia de Alcoentre. Escutámos as suas histórias, aprendemos com os seus ensinamentos, confortámo-los na sua dor e alegrámo-nos com as suas vitórias. Ver o brilho no olhar de alguns destes «companheiros» de missão quando os convidávamos para rezar mostrou-nos a beleza de Deus: Ele, que nos une a todos, sabe exactamente como chamar cada um, vindo ao nosso encontro.

 

Momentos partilhados

Tivemos ainda a oportunidade de visitar doentes e outras pessoas nas suas casas, juntámo-nos aos jovens, preparámos uma vigília, uma via-sacra, participámos nas procissões organizadas pelas comunidades e deslocámo-nos ainda aos institutos prisionais de Alcoentre e de Vale de Judeus. É com muita alegria que recordamos todos os momentos partilhados com as pessoas que nos saudaram e receberam nas suas casas e corações: mostraram-nos que jamais poderemos abandonar a missão que nos foi confiada e que se mantém viva pela gratuitidade com que a cumprimos e amamos.

 

Reconhecer Cristo

O tema da missão permanece actual ao longo dos tempos e é, para nós, uma descoberta constante que procuramos fazer juntos, tentando reconhecer Cristo em todos os momentos. Não sabemos o futuro das pessoas que se cruzaram no nosso caminho e não partimos com o ensejo de mudar a vida a ninguém: foi e continua a ser o próprio Cristo a brilhar em cada um de nós e a indicar-nos o caminho que devemos seguir, contando sempre com o amor de Maria, Mãe e Rainha das missões que nos ampara e acolhe em cada momento.

Voltamos para as nossas paróquias cheios de Deus e gratos por tantas alegrias, partilhas e pessoas para escutar e amar «sempre com um sorriso na cara», o lema que adoptámos na nossa missão.

texto por Andreia Montes, do grupo JSF Agualva
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES