Igreja em movimento |
X Encontro do Apostolado do Oratório em Portugal
“Arautos do Evangelho chamados a pôr-se a caminho para servir os irmãos”
<<
1/
>>
Imagem

O Santuário de Fátima acolheu, a 20 de Outubro, o X Encontro do Apostolado do Oratório em Portugal que, todos os anos, atrai para este santuário mariano, milhares de participantes da grande família dos Arautos do Evangelho.

 

A recitação do terço na Capelinha das Aparições marcou o início do encontro, juntamente com as saudações de D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo Emérito de Leiria-Fátima, e do padre Pedro Paulo de Figueiredo, director da Campanha ‘O Meu Imaculado Coração Triunfará’. Após o terço, a multidão dirigiu-se para a Basílica da Santíssima Trindade para a celebração Eucarística, presidida por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, e concelebrada por dezoito sacerdotes.

Após as saudações iniciais, foi lida a mensagem do Papa, com uma bênção para todos os presentes: “Sua Santidade o Papa Bento XVI deseja enviar uma saudação cordial a todos os participantes do Encontro Nacional das famílias integrantes do Apostolado dos Arautos do Evangelho, e exortar-lhes a crescerem na consciência de que os cristãos pela graça de Deus «se tornam templos do Espírito Santo, pedras vivas com que se constrói a Igreja», de tal modo que possam reavivar o compromisso de transmitirem aos demais essa verdade salutar, pois o «amor de Cristo que enche os nossos corações nos impele a evangelizar»”.

Na sua homilia, D. Joaquim Mendes conclamou os membros da “grande família dos Arautos do Evangelho” – cerca de dez mil pessoas ali presentes – a prosseguirem com redobrada fé a sua missão evangelizadora: “Tal com Maria Santíssima, que depois de ter escutado a palavra de Deus na Anunciação, se pôs a caminho para servir a sua prima Santa Isabel, assim também os Arautos, mediante a escuta e a obediência da Fé à palavra divina, são chamados a pôr-se a caminho para servir os irmãos, e levar-lhes Cristo, como Maria, conduzindo-os ao encontro com Ele”.

O encontro terminou com uma solene procissão em direcção à Capelinha das Aparições, animada por cânticos marianos.

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES