Visto do Rio |
Visto do Rio
“Ele dá tudo”
<<
1/
>>
Imagem

Admiro todos aqueles que podem saborear das palavras de São Paulo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” (2 Tim 4, 7). Ter a possibilidade de estar aberto desta forma à vontade de Deus é um testemunho muito forte de humildade, de alguém que procura servir da melhor maneira a Igreja, isto é, dando a vida.

 

Na hora de escrever mais uma crónica “Visto do Rio” fui surpreendido com a notícia da renúncia de Bento XVI ao cargo de sucessor de Pedro. Mesmo aqui, no Brasil, as notícias paralelas e quase sempre no sentido de tornar a Igreja num local de lutas acesas pela disputa de um lugar fazem-se notar. Muito se tem escrito e falado sobre o futuro mas é sobretudo sobre o legado deixado por este Papa que procurarei dar testemunho.

Aos jovens, o Papa dirigiu-se logo na primeira Missa celebrada como Bispo de Roma na Praça de São Pedro – “Assim, eu gostaria com grande força e convicção, partindo da experiência de uma longa vida pessoal, de vos dizer hoje, queridos jovens: não tenhais medo de Cristo! Ele não tira nada, Ele dá tudo. Quem se doa por Ele, recebe o cêntuplo. Sim, abri de par em par as portas a Cristo e encontrareis a vida verdadeira.”. Estas frases têm-se tornado muito presentes no dia a dia dos trabalhos em prol da Jornada Mundial da Juventude. Estiveram na origem da minha missão e estou certo de que acompanha também todos aqueles que, de forma livre, servem a Igreja com a sua vida, mesmo sendo débeis, porque “quando sou fraco, então é que sou forte” (2Cor 12,10). Só compreendo a riqueza destas palavras se constatar que se tornam verdade na vida de quem as professa.

Olhar para o gesto de Bento XVI é ver que a felicidade está, de facto, em quem se entrega totalmente a Deus. Tal como este homem que o Senhor escolheu para trabalhar na sua vinha, diariamente Ele vai chamando e os que vão são felizes. Posso também ver isso nos voluntários internacionais que têm chegado ao Comité Organizador Local (COL). Chegam “de todas as nações”, confiantes na providência e entregues totalmente à graça de Deus.

Em 2010, quando Bento XVI visitou Portugal recordou, na sua homilia da Missa no Terreiro do Paço, em Lisboa, as palavras do Evangelho que também são o lema desta Jornada Mundial da Juventude: “Ide e fazei discípulos de todas as nações.” (Mt 28, 19). Curiosa a coincidência que torna ainda mais forte este apelo de Jesus. Perante este convite é fácil darmos espaço às inúmeras interrogações sobre o que virá a seguir. Mas mesmo aí o Senhor conforta-nos com a sua providência. Nesta missão, testemunho diariamente que quanto mais abrimos o coração à Sua passagem maiores condições temos de tornar presente a Sua graça em nós.

E o que virá a seguir? Tal como no passado, estou certo de que será o Senhor a guiar a Sua Igreja. No Rio de Janeiro continuaremos com o mesmo empenho, a trabalhar para a Jornada Mundial da Juventude, porque tal como em todas as outras jornadas a única garantia que temos é que aí nos encontraremos com Cristo! Quanto a tudo o mais, como sempre, o Senhor providenciará e nos guiará. Nessa confiança faço votos de uma Santa Quaresma!

 

Filipe Teixeira - JMJ Rio2013 filipe.tex@gmail.com   ____________________    Arquidiocese do Rio agradece ao Papa e continua os preparativos para a JMJ Rio2013 “Entramos num momento de oração em agradecimento a Bento XVI e ao novo Papa, já escolhido por Deus. E os trabalhos da JMJ Rio2013 continuam da mesma forma, continuam os preparativos”, disse o arcebispo do Rio e presidente do COL, D. Orani João Tempesta, no dia do anúncio da resignação de Bento XVI.     ____________________ 


Comité Organizador Local da JMJ Rio2013 recebe relíquia de João Paulo II

O Comité Organizador Local recebeu no dia 6 de Fevereiro a relíquia do Beato João Paulo II, patrono da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, para um momento de oração.   ____________________ 


Estas e outras informações em www.rio2013.com

  ____________________  


Contagem p/ JMJ

Hoje, 17 de fevereiro, faltam 157 dias para a JMJ

textos por Filipe Teixeira
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES