Visto do Rio |
Visto do Rio
Sempre ao nosso lado
<<
1/
>>
Imagem

Ao partilhar convosco a presença de Deus nesta missão, tenho que falar de quem Ele se utiliza para caminhar a meu lado.

 

Ter um amigo é um dom bem precioso, é o que muitas vezes torna Deus presente ao nosso lado. O amigo não resolve a crise económica mas é muitas vezes a solução para a nossa “crise”. Na grande obra “Nenhum caminho será longo”, de José Tolentino Mendonça, leio uma frase que me assenta perfeitamente: “Um amigo, por definição é alguém que caminha a nosso lado, mesmo se separado por milhares de quilómetros ou por dezenas de anos”. Em Portugal é comum dizer-se com vaidade que “tenho muitos amigos”, mas quando paramos para pensar a amizade, tal como eu o faço agora, vem-nos à memória um conjunto restrito de caras. E é por elas que eu tenho conseguido ver a presença de Deus a meu lado, nesta missão.

Cada vez mais, vejo que esta “crise” coloca-nos à frente os valores mais importantes para preservar, e creio que um deles é a amizade, daquela amizade que nos faz partilhar as mesmas alegrias e as mesmas tristezas, mas em especial daquela amizade que nos faz partilhar a mesma fé. Viver isto, aqui no Rio de Janeiro, tem sido um “doce” de Deus maravilhoso.

Procuro falar da amizade por sentir que durante esta caminhada, nem sempre fácil, é na amizade, isto é, com amigos concretos, que encontro a alegria de servir a Igreja. Não restam dúvidas de que o caminho do cristão é entre a cruz e a ressurreição, por isso, neste tempo e a menos de setenta dias da JMJ existem ainda muitas provações por passar, estou certo disso, mas sou convidado a olhar para o verdadeiro Amigo, O único a quem podemos confiar tudo e a quem não precisamos de contar os nossos segredos porque só Ele os conhece bem.

Agradeço a todos os meus amigos por se manifestarem próximos, mesmo apesar da distância, e peço-vos a oração para que seja da alegria dos fracos que reze esta história, tal como nos recorda o Apóstolo São Paulo: Alegramo-nos quando somos fracos e vós sois fortes (2 Cor, 13, 9).

   

Contagem p/ JMJ

Hoje, 19 de Maio, faltam 65 dias para a JMJ

__________________

 

JMJ Rio2013 é consagrada a Nossa Senhora de Fátima

 

No passado dia 12 de Maio, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, o Arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comité Organizador Local da JMJ Rio2013, D. Orani João Tempesta, consagrou os peregrinos e voluntários da JMJ Rio2013 a Nossa Senhora de Fátima.

“Ó Virgem de Fátima, como peregrino em terras portuguesas e com o coração repleto de alegria, venho consagrar ao vosso Imaculado Coração, todos os jovens que estão preparando-se para a JMJ no Rio de Janeiro. Humildemente vos pedimos, rogai pelo COL e por todos os voluntários empenhados nos mais variados serviços em preparação a este momento.

Suplicamos, Ó Rainha, que a JMJ seja uma extraordinária experiência de encontro dos jovens com vosso amado Filho e que possa aumentar o amor de cada um deles por Cristo, único capaz de dar pleno sentido às nossas vidas, fazendo dos jovens discípulos e missionários numa sociedade em mudança”.

O Arcebispo do Rio de Janeiro presidiu, a convite de D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, às celebrações do 12 e 13 de Maio.

texto por Filipe Teixeira
Na Tua Palavra
De que nos havemos de gloriar?
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1 – A Teresinha está a ajudar o “tio” a colocar as compras na passadeira da caixa do supermercado.
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Há já muitos anos que se tem visto que aos poucos a maneira de compreender a vida e até o modo de estar diante dos desafios da vida estão a mudar.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES