Papa |
A uma janela de Roma
“É o Espírito Santo que dá a vida à Igreja”
<<
1/
>>
Imagem

O Papa falou do Espírito Santo. Na semana em que visitou um centro de acolhimento para pobres, Francisco pediu orações pelas vítimas do tornado em Oklahoma. Em Domingo de Pentecostes, o Santo Padre deixou um apelo aos movimentos. Merkel foi recebida pelo Papa.

 

1. O Papa frisou o papel do Espírito Santo na vida da Igreja. “No Credo, logo a seguir a termos professado a fé no Espírito Santo, dizemos: «Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica». Há uma profunda ligação entre estas duas realidades da fé, porque é o Espírito Santo que dá a vida à Igreja e que a guia os seus passos”, assinalou o Santo Padre, durante a habitual audiência-geral de quarta-feira, dia 22. Na Praça de São Pedro, repleta de fiéis para saudar o Papa, Francisco questionou. “Devemos perguntar-nos todos: como é que me deixo guiar pelo Espírito Santo para que o meu testemunho de fé seja de unidade e de comunhão? Levo a palavra de reconciliação e de amor que é o Evangelho nos ambientes em que vivo? Às vezes parece que se repete hoje aquilo que aconteceu em Babel: divisões, incapacidade de compreenderem-se, rivalidades, invejas, egoísmo. Levar o Evangelho é anunciar e vivermos nós em primeiro lugar a reconciliação, o perdão, a paz, a unidade, o amor que o Espírito Santo nos dá”.

O Papa recordou ainda que esta sexta-feira, dia 22, é o dia de oração pela China, uma data estabelecida por Bento XVI. “Convido todos os católicos no mundo a unir-se em oração com os irmãos e as irmãs que estão na China, para implorar a Deus a graça de anunciar com humildade e com alegria Cristo morto e ressuscitado, de serem fiéis à sua Igreja e ao sucessor de Pedro”, disse o Papa.

 

2. O Papa Francisco visitou esta terça-feira, dia 21 de maio, a Casa ‘Dono di Maria’, um centro de acolhimento para os mais pobres. Criado por Madre Teresa de Calcutá a pedido de João Paulo II, exatamente há 25 anos, a casa encontra-se numa das extremidades do Vaticano, junto ao Palácio do Santo Ofício. O Papa agradeceu a ação das Missionárias da Caridade a favor dos mais necessitados, "reflexo visível do amor da Igreja pelos pobres" e sinal de que "o amor a Deus e ao próximo não é algo de abstrato, mas de profundamente concreto" porque "o vosso rosto – disse, dirigindo-se aos utentes – é o rosto de Cristo". Para o Papa, "esta casa é um lugar que educa à caridade", ao arrepio dos critérios de lucro e interesse que destroem o homem de hoje.

 

3. O Papa manifestou “profunda preocupação” pela devastação causada pelo tornado nos Estados Unidos. Num telegrama enviado para a Nunciatura americana, Francisco assegura “solidariedade e proximidade” a toda a comunidade de Oklahoma, em especial os que sofrem a perda de crianças, outros familiares e também pelas vítimas, feridos e desalojados.

Pelo menos 24 pessoas morreram após a passagem de um tornado com ventos superiores a 300 quilómetros por hora pela região.

 

4. O Papa lembrou no passado Domingo a importância do Espírito. “Diziam os teólogos antigos: a alma é uma espécie de barca à vela. O Espírito Santo é o vento que sopra na vela, impelindo-a para a frente. Os impulsos e incentivos do vento são os dons do Espírito. Sem o seu incentivo, sem a sua graça, não vamos para a frente”, afirmou na homilia da Missa, no Vaticano. “O Espírito Santo faz-nos entrar no mistério do Deus vivo e salva-nos do perigo de uma Igreja gnóstica e de uma Igreja narcisista, fechada no seu recinto; impele-nos a abrir as portas e sair para anunciar e testemunhar a vida boa do Evangelho, para comunicar a alegria da fé, do encontro com Cristo. O Espírito Santo é a alma da missão”, prosseguiu Francisco.

Esta celebração encerrou o encontro mundial de movimentos, comunidades e associações de leigos, que reuniu 200 mil pessoas na Praça de São Pedro. Na oração do Regina Coeli, o Santo Padre deixou um apelo aos movimentos. “Quero agradecer a todos os movimentos, as associações, comunidades e grupos eclesiais. Sois um dom e uma riqueza para a Igreja. Levem sempre a força do Evangelho. Não tenham medo! Tenham sempre a alegria e a paixão pela comunhão na Igreja”, pediu.

Entretanto, o Vaticano desmentiu que o Papa tenha realizado um exorcismo na Praça de São Pedro. Um vídeo a circular na internet alega mostrar o Papa Francisco a exorcizar um jovem deficiente, mas o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé diz que se tratou apenas de uma bênção. No final da Missa de Pentecostes, no passado Domingo, o Papa aproxima-se de um rapaz numa cadeira de rodas, acompanhado por um sacerdote. Francisco começa por colocar a mão na testa do rapaz. Logo de seguida o Papa coloca ambas as mãos sobre a cabeça do rapaz e reza de forma mais concentrada.

 

5. O Papa Francisco recebeu a Chanceler alemã, Angela Merkel, no Vaticano, durante 45 minutos. “Durante a cordial conversa, recordaram a longa história das relações entre a Santa Sé e a Alemanha, abordando temas de interesse comum, como a situação social, política, económica e religiosa na Europa e no mundo", afirma um comunicado do Vaticano. “Falaram em particular da defesa dos direitos humanos, das perseguições aos cristãos, da liberdade religiosa e da colaboração internacional para promover a paz", completa a nota.

O encontro de Merkel com o sucessor de Bento XVI aconteceu com a ajuda de um intérprete. No entanto, durante alguns momentos a chanceler dirigiu-se ao Papa em alemão, com Francisco a responder com um movimento de cabeça ou com a palavra ‘já’ (‘sim’, em alemão). Em meados dos anos 80, o então padre Jorge Bergoglio passou alguns meses na Alemanha, como estudante da Faculdade de Filosofia e Teologia Sankt Georgen de Frankfurt.

Aura Miguel, à conversa com Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES