Visto do Rio |
Visto do Rio
O Essencial
<<
1/
>>
Imagem

Se retornar à leitura da minha primeira crónica “Visto do Rio”, alegro-me por ver que, ao longo destes sete meses, o Senhor foi-se manifestando na simplicidade que dá força à Palavra de Deus e na pobreza que prepara o coração para que Ele possa entrar.

Quando a contagem se aproxima do início da JMJ Rio2013, é também o tempo de começar a fazer um balanço desta missão que está prestes a terminar. Tal como em Novembro, mês em que cheguei ao Rio de Janeiro, continuo sem conseguir responder de forma eficaz à pergunta “Porque é que vieste?” e não encontro uma explicação racional para ter abraçado esta missão. Hoje percebo que isto não tem nada de racional. A fé é o encontro com o Senhor, que vai para além de uma simples explicação porque se trata de vida eterna! E é Ele que nos leva pela mão, mesmo que às vezes nos apeteça fugir porque o caminho se antevê complicado, mas se assim não fosse como sentiria eu a proteção e o amor de quem me conduz?

“Tenho em mim todos os sonhos do mundo” - escreveu um dia o poeta Fernando Pessoa. Foram muitos os sonhos que levei ao começar esta missão. Uns aproximaram-se da realidade, outros foram ultrapassados pela própria realidade mas em todos eles reconheço que foram pouco motivantes quando comparados com as alegrias que o Senhor foi oferecendo mesmo sem as ter sonhado.

Em todos estes meses vi como tudo se vai encaminhando para aquilo que é mais essencial e o essencial é o sonho de Deus. Para os “menos jovens” de Lisboa que estiveram na JMJ, em Roma, no ano de 2000, certamente se recordam do hino diocesano que nos acompanhou – Queres saber o lugar da morada de Deus?

Volta a olhar o Homem pela primeira vez. Também hoje esta pergunta está atual e tenho, não só a certeza mas a experiência de que nós fazemos parte deste sonho de Deus. E quantos sonhos trarão todos os peregrinos que virão para o Rio de Janeiro em Julho?...

Para todos aqueles que estão ansiosos e sonhadores com esta JMJ venham com alegria e com todos os sonhos do mundo mas tragam o coração aberto para que se possam deixar surpreender pelo Senhor!

Para todos os que estão desanimados e pouco sonhadores venham também e experimentem a mudança que só Ele é capaz de oferecer às vossas vidas!

Para os que ficam, rezem muito, porque essa oração é o “vento” para levar esta barca adiante!

Peço-vos, agora que entramos nos últimos dias para a JMJ, que rezem pela Jornada Mundial da Juventude, para que os jovens de todo o mundo possam ser os portadores do sonho de Deus para todas as nações!

 

Nota final: Quero agradecer todas as mensagens de ânimo que me foram enviando por estes dias. Descansem porque continuo com a certeza de que não sou digno de tanto carinho nem de estar aqui para ver estas maravilhas, mas se o Senhor insiste em levar o Seu tesouro neste “vaso de barro”, bendito seja Deus por isso!

 

 

Filipe Teixeira

JMJ Rio2013

filipe.tex@gmail.com

 

________________ 

 

Contagem p/ JMJ

Hoje, 16 de junho, faltam 37 dias para a JMJ Rio2013

texto por Filipe Teixeira
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES