Na Tua Palavra |
D. Nuno Brás
Bênção

"Bênção" é a palavra que mais escuto ao longo destas Jornadas Mundiais da Juventude, sobretudo para pedir a minha bênção de Sacerdote e de Bispo – este é o modo como, habitualmente, os católicos brasileiros (adultos, jovens ou crianças) se dirigem a um sacerdote.

Mas "bênção" é também o sentimento que mais veio à minha mente ao longo destes dias, em Teresópolis, seja durante as "Pré-Jornadas" ou "Semana Missionária", seja mesmo no Rio de Janeiro.

Com efeito, foi uma bênção poder acompanhar cada momento da peregrinação dos jovens da nossa diocese durante estas JMJ de 2013. Depois de uma longa viagem de 20 horas de avião e autocarro, pelas 3 horas da manhã (hora do Rio de Janeiro), apesar dos longos momentos de espera, um grupo de jovens da paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Teresópolis estava de braços abertos para nos receber. E, daí para a frente, foi indiscritível o modo alegre, entusiasmado e entusiasmante, como acompanharam os jovens da nossa diocese que ali viveram a "Semana Missionária", na oração e no testemunho público da fé, na visita aos doentes e mais necessitados.

Depois, reunidos na cidade com os outros peregrinos das Jornadas, enchemos as ruas – uma multidão que contagiava quem quer que fosse.

Finalmente, já no Rio de Janeiro, com jovens vindos de todos os cantos do mundo, o encontro com o Papa Francisco e, sobretudo, o encontro com Jesus.

Silenciosamente, as Jornadas Mundiais da Juventude, começadas timidamente, vão cumprindo também elas a sua peregrinação por cidades e continentes, mostrando ao mundo como é bom, alegre e fonte de vida ser cristão. Aqueles que nelas participam, particularmente desde as Jornadas de Paris, não poderão deixar de escutar o apelo do Senhor a serem mais séria e entusiasticamente, discípulos: uma bênção para o mundo.

A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Onde está a Igreja nesta guerra mundial, que é a pandemia do coronavírus? Está, como sempre esteve, na...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Na impossibilidade de celebrações eucarísticas presenciais, em boa hora a Conferência Episcopal Portuguesa...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES