Vocações |
After_rio
Já está a correr!
<<
1/
>>
Imagem
O tiro de partida já foi dado! Por toda a Diocese são já cerca de 500 jovens, rapazes e raparigas, aqueles que aceitaram o desafio e começaram a treinar para ser “atletas de Cristo”!

 

64 Paróquias do Patriarcado já aderiram a este “projecto olímpico” e abriram os seus “centros de estágio”: para a maioria deles, a equipa técnica diocesana já enviou dois planos de treino que já estão a ser postos em prática pelos treinadores adjuntos (catequistas e animadores) e pelos atletas inscritos. Alguns ainda estão a apresentar o projecto e a receber inscrições, estando previsto o arranque da “actividade desportiva espiritual” durante o mês de Fevereiro.

 

Mais inscrições

A fim de poder chegar a todos os jovens maiores de 15 anos que ainda queiram aderir a este “projecto olímpico” de Cristo, existem 3 equipas que estão disponíveis para se deslocarem às paróquias e outras realidades (movimentos, núcleos universitários, escolas, etc.), para aí apresentarem o projecto, receberem inscrições e acertarem o modo como a equipa técnica diocesana fará chegar os diferentes planos de treino.

Para facilitar o contacto, cada uma destas 3 equipas está atribuída uma zona pastoral da Diocese:

- Sector de Animação Vocacional/Seminário dos Olivais para vigararias de Lisboa, Mafra e Sacavém;

- Seminário de Caparide para as vigararias do Termo (excepto Sacavém);

- Seminário de Penafirme/Pré-Seminário para as vigararias do Oeste (excepto Mafra)

 

O ritmo de ‘treino’

Todo o treino processa-se ao ritmo da adesão pessoal de cada atleta que, ajudado pelos seus treinadores, vai fortalecendo a sua condição interior e amadurecendo na capacidade de assumir o testemunho cristão e a missão que o Treinador Principal (Jesus Cristo) lhe der, a fim de que não só ele mas toda a equipa possa alcançar a vitória.

Na realidade, de 15 em 15 dias a equipa técnica faz chegar ao email de cada atleta um novo plano de treino, com indicações do Treinador Principal, para que cada um possa desenvolver os exercícios necessários para o aperfeiçoamento da sua condição cristã. Por meio de diferentes instrumentos de treino (ligados à oração, a vida sacramental e ao amor fraterno), cada atleta vai aprendendo a descobrir-se, a descobrir a meta a que é chamado e a responder com alegria. Neste treino, torna-se muito importante procura de uma amizade verdadeira com o Treinador Principal, aprendendo a conhecê-Lo na intimidade, a escutá-Lo e a obedecer-Lhe; igualmente importante e a aprendizagem do treino em equipa, reconhecendo as necessidades dela e aprendendo a querer correr/jogar em qualquer posição, em favor do bem da equipa (a Igreja). Então a vitória da equipa será também a garantia da vitória de cada atleta.

 

Jornada Olímpica Diocesana

Importa aqui lembrar que todos estes meses de treino culminarão com a Jornada Olímpica Wojtyla 24, prevista para os dias 28-29 de Junho, que reunirá todos os atletas da Diocese que se tenham inscrito e realizado o seu plano de treinos. Será um tempo de alegria, intensidade espiritual e testemunho cristão para o qual todos os jovens maiores de 15 anos estão convocados! Só fica de fora quem não quiser entrar nesta corrida!

Se ainda não te inscreveste, de que estás à espera? corre! não fiques parado!

 

 

Paróquias que aderiram ao after_rio

 

A dos Cunhados

A dos Francos

Alguber

Algueirão

Almargem do Bispo

Alvorninha

Arranhó

Arruda dos Vinhos

Atouguia da Baleia

Azueira

Bobadela

Bombarral

Bucelas

Cadaval

Caldas da Rainha

Campelos

Carvalhal (Senhor Jesus)

Carvalhal Benfeito

Cercal

Couto

Enxara do Bispo

Évora de Alcobaça

Fanhões

Figueiros

Gradil

Lamas

Landal

Lourinhã

Malveira

Marquiteira

Milharado

Nova Oeiras

Óbidos

Painho

Peniche

Peral

Ponte do Rol

Portela

Ramalhal

Rio de Mouro

Roliça

Salir de Matos

Santa Catarina

Santana da Carnota

Santo Antão do Tojal

São Gregório

São João da Talha

São Julião da Barra

São Julião do Tojal

São Pedro da Cadeira

São Tiago dos Velhos

Silveira

Sintra

Sobral de Monte Agraço

Tornada

Torres Vedras

Turquel

Vale Covo

Venda do Pinheiro

Vermelha

Vidais

Vila Franca do Rosário

Vilar

Vimeiro

 

 

_____________


Acção de Formação - Animação Vocacional II

Dias 22-23/Março, na Casa do Oeste (Ribamar)

Para pais, catequistas, animadores juvenis, dirigentes do CNE, professores de EMRC, animadores paroquiais das vocações. Fim-de-semana dirigido aos vários agentes da transmissão e educação da fé – casais novos, avós, catequistas, animadores juvenis, dirigentes do CNE – para reflectir, experimentar pedagogicamente e rezar o que diz respeito ao significado e processos de discernimento das diferentes vocações. A participação no primeiro encontro não obriga à participação no segundo no mesmo ano pastoral.

A participação no módulo II não exige a frequência prévia do módulo I, ainda que haja alguma vantagem em seguir a ordem dos módulos.

Inscreva-se em www.vocacoesxpto.net.

 

_____________


Férias Vocacionais

Estágio da Páscoa – para rapazes do 7º e 8º ano – 05 a 08 de Abril no Seminário de Penafirme. Mais informações em www.preseminariodelisboa.net

Campanário da Páscoa – rapazes do 9º, 10º e 11º anos – 12 a 15 de Abril no Seminário de Penafirme. Mais informações em www.preseminariodelisboa.net

Retiro Vocacional – rapazes do 12º ano e universitários – 28 a 30 de Março no Seminário de Caparide. Mais informações em www.preseminariodelisboa.net

Campo Vocacional do Natal – raparigas do 7º, 8º e 9º anos – 05 a 09 de Abril na Casa do Oeste em Ribamar LNH. Mais informações em www.vocacoesxpto.net

Campo Vocacional do Natal – raparigas do 10º, 11º e 12º anos – 05 a 09 de Abril na Casa do Oeste em Ribamar LNH. Mais informações em www.vocacoesxpto.net

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES