Lisboa |
Mil cursilhos na Diocese de Lisboa
Patriarca enaltece atualidade dos Cursilhos de Cristandade
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarca de Lisboa sublinhou a atualidade do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC), que assinalou a realização de mil cursilhos na Diocese de Lisboa, ao longo de 53 anos.


“Os Cursilhos são hoje tão ou mais atuais do que quando foram fundados por Bonnin e pelos seus amigos", assegurou D. Manuel Clemente, durante a Eucaristia no passado dia 2 de março, na igreja do Mosteiro dos Jerónimos. No Patriarcado de Lisboa vai realizar-se este ano o milésimo Cursilho, em junho, em Torres Vedras, mas as comemorações já começaram em outubro, e prosseguiram no passado Domingo com a Eucaristia, nos Jerónimos.

O presidente do Secretariado Diocesano do MCC de Lisboa, Francisco Salvador, explicou, à Rádio Renascença, que este movimento da Igreja é sobretudo evangelizador: "O grande objetivo é proporcionar um encontro, primeiro de cada um consigo próprio, depois um encontro com Cristo, e depois com os irmãos, com os outros. [O cursilho] é um retiro espiritual, muito intenso, tem de ser realizado em três dias, numa forma de internato, em que as pessoas têm uma experiência que lhes pode proporcionar a alteração das suas vidas, numa conversão progressiva". Este responsável salientou ainda que os Cursilhos de Cristandade são “um movimento de nova evangelização", que tenta sempre chegar "junto dos que se encontram afastados da vida da Igreja".

O programa comemorativo dos mil cursilhos em Lisboa prevê ainda uma peregrinação a Santiago de Compostela, em julho.


Informações: www.mcc-grandelisboa.com

Foto: MCC - Grande Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES