Lisboa |
Mensagem de Páscoa do Patriarca de Lisboa
Encontrar em Jesus Cristo “a memória viva do que Deus faz por nós”
<<
1/
>>
Imagem
Video

O Patriarca de Lisboa apelou aos cristãos da diocese para, nesta Páscoa, não esquecerem os mais carenciados e desfavorecidos. A primeira mensagem de Páscoa de D. Manuel Clemente enquanto Patriarca foi divulgada em formato vídeo, na página oficial do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt) na internet e é transcrita na íntegra pelo Jornal VOZ DA VERDADE.

 

“Chegamos à Páscoa de 2014 e chegamos depois de uma Quaresma que foi certamente para todos nós um tempo de maior generosidade da correspondência à imensa generosidade com que Deus vem ao nosso encontro, na liturgia, na sua Palavra, na vida da Igreja e até nos apelos que o Papa Francisco nos tem constantemente feito, no sentido de uma maior conversão evangélica.

E agora estamos na Páscoa! Páscoa significa passagem, como nós sabemos, evocando a passagem do povo antigo do cativeiro do Egipto para a terra da liberdade, que só ao longe se divisava e onde poucos entraram mas finalmente conseguiram; e depois a própria passagem de Jesus Cristo por este mundo e deste mundo para o Pai, e isso sobretudo! Porque é o que celebramos. Celebrar é mais do que simplesmente comemorar. Comemorar é ter na lembrança, é reter na ideia, mas celebrar é viver, viver absolutamente aquilo que então comemoramos. Em Jesus Cristo nós encontramos a memória viva do que Deus faz por nós e do que Ele quer fazer connosco para glória de Deus Pai e para o serviço do mundo. Nós aprendemos com Jesus Cristo que não há outra maneira de atingir o mundo de Deus se não passando para essa liberdade total, que só se consegue no amor realizado. Um amor que significa ter a Deus e aos outros em primeiro lugar e percebermos que a felicidade está exatamente aí. Não é ficarmos em nós próprios, nos nossos gostos, nas nossas apetências, mas no gosto de Deus que é a salvação de todos. E passar com Jesus Cristo para este mundo de Deus, isso é a Páscoa que é preciso cumprir. Mas fará bem a nós, porque há mais felicidade no dar do que no receber, como o próprio Jesus também o lembrou, e também para que connosco tantas realidades que precisam de passar mais para Deus e para a sua intenção criadora e salvadora aconteça. Realmente aconteça! Esta passagem que a todos nós nos cumpre o destino e no melhor sentido do termo.

Significa isto o quê? Significa que em Jesus Cristo se atinge essa liberdade absoluta como eu lembrava, que é dispor-se inteiramente para Deus Pai e para os outros como irmãos. Realizar-se assim! Significa que temos de começar pelo princípio: Jesus realizou isto no mundo, num espaço relativamente pequeno, entre a Nazaré, onde começou a sua pregação, e Jerusalém, onde a terminaram, para que agora se perpetue, porque ressuscitado e na força do seu Espírito continua sempre. Mas foi nesse espaço limitado, em dois, três anos de vida pública, aquela que mais conhecemos, que Jesus Cristo realizou a sua Páscoa! Não há nenhum momento da vida de Jesus que não seja inteiramente polarizado no amor ao Pai e na salvação dos outros, que acabam por ser uma coisa só, porque o amor não se reparte e é total que deve ser.

Então, aprendamos nós, nesta Páscoa que vivemos, olhando em redor, vendo aquelas situações e circunstâncias onde a Páscoa ainda não se deu, porque as pessoas estão sós, estão desacompanhadas, não têm trabalho, não têm saúde, não têm companhia, e façamos Páscoa aí, precisamente. Passemos com elas para o mundo de Deus, por uma dedicação que se assemelha à de Jesus – para isso Ele nos dá o seu Espírito, como força e fruto da sua Páscoa eterna.

Boa Páscoa para todos!”

 

______________

 

‘iVangelho’ tem início neste Domingo de Páscoa

O vídeo sobre o Evangelho de Domingo de Páscoa, com explicação/desafio do Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai ser colocado no YouTube (www.youtube.com/ivangelho) este Domingo de Páscoa, 20 de abril. Começa assim o projeto ‘iVangelho’ (www.ivangelho.com), da paróquia de Monte Abraão, que pretende fazer chegar o Evangelho aos jovens de hoje. “Semanalmente, iremos publicar vídeos de cinco minutos, com a leitura do Evangelho, uma explicação/comentário dada por um padre e no final um desafio concreto, porque o Evangelho não são teorias, são para colocar em prática”, revelava, recentemente, ao Jornal VOZ DA VERDADE, o pároco desta paróquia da Vigararia de Amadora, padre Abel Ferreira. Visando “recolher diferentes formas de ver”, a paróquia de Monte Abraão convidou diversos sacerdotes para participarem no ‘iVangelho’. “Convidámos 12 padres e cada um vai comentar quatro Evangelhos salteados ao longo do ano. Esta será também uma forma de termos diversidade”, garantia este sacerdote ao nosso jornal.

No vídeo de divulgação do ‘iVangelho’ (acessível em http://alturl.com/mej28), o padre Abel Ferreira destaca a importância de aproveitar o potencial da internet para “ajudar” os mais novos a “compreenderem melhor aquilo que estão a celebrar”. Tal como a internet “transformou” o modo como as pessoas vivem, pensam e olham para o mundo, ela “também está a transformar a forma de viver a fé”, sublinha o pároco de Monte Abraão, esperando que, com este projeto, “os jovens ponham cada vez mais ‘likes’ na pessoa de Jesus”, que é muitas vezes uma figura “desconhecida” nas suas vidas.

 

______________

 

‘Passo a Rezar’ para a Semana Santa com meditações do Papa

O projeto ‘Passo a Rezar’ apresenta para a Semana Santa deste ano medições retiradas de discursos e homilias do Papa Francisco, que são lidas por duas vozes da RFM, Carla Rocha e João Chaves. “Esta iniciativa pretende ajudar os portugueses a preparar e viver a Páscoa, na semana mais importante do ano, fazendo uso das novas tecnologias e levando a oração aos ritmos e lugares do dia-a-dia”, explica a página da internet do projeto (www.passo-a-rezar.net).

O Passo-a-Rezar foi criado há quatro anos e é um projeto do Apostolado da Oração, obra da Companhia de Jesus que se dedica “à promoção da oração pessoal e disponibiliza diariamente orações de 10 a 12 minutos em áudio”. Ao longo da sua existência já foram feitas mais de 6 milhões de transferências dos ficheiros para oração. “A sua afirmação no âmbito da comunicação da fé através das novas tecnologias é testemunhada também pelas mais de dez mil transferências diárias”, salienta o portal do Passo a Rezar, que recentemente lançou uma aplicação móvel, disponível para três plataformas (Android, IOS e Win8), que possibilita o acesso imediato no telemóvel a todos os ficheiros disponíveis no site www.passo-a-rezar.net. “A nova aplicação, gratuita, permite aos utilizadores um tempo de reflexão e oração, em qualquer lugar, adaptando-se à mobilidade e ritmos dos dias de hoje”, informa o Passo-a-rezar, em comunicado, revelando que “o quarto aniversário é também assinalado com a renovação do site”.

Este projeto conta, desde a sua criação, com parcerias com a Agência Ecclesia, o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura e o grupo R/com, nomeadamente para a gravação e edição dos conteúdos.

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES