Vocações |
Família e Vocações
Pastoral das Vocações anima famílias cristãs
<<
1/
>>
Imagem

No passado Domingo, dia 25 de Maio, o Sector de Animação Vocacional da nossa Diocese esteve presente na Festa da Família que se realizou em Mafra.

 

Nesse evento, a Pastoral das Vocações fez-se visível na Feira Familiar, no stand n.º 15, com uma equipa de 7 voluntários destacados para fazerem o rastreio às famílias acerca das suas reais capacidades e estado de saúde espiritual para escutarem o chamamento de Deus e responderem, com fidelidade, aos apelos que Ele faz a cada família e a cada um dos seus membros.

Assim, todas as famílias que chegavam eram convidadas a fazer “testes médicos” para aferir a sua situação: dois “especialistas” em otorrinolaringologia espiritual realizavam testes audio xpto, convidavam a perguntar a Deus qual a sua vontade sobre cada um, e ensinavam a escutar a palavra de Deus e o modo como Ele manifesta os chamamentos que faz.

Outros dois “especialistas” em oftalmologia espiritual faziam testes de visão xpto e ensinavam a ver os sinais de Deus, a reconhecer os outros à luz de Deus e a olhar-se a si próprio a partir do projecto de vida que Deus vê e sonha para cada um.

Mais dois “especialistas” em cardiologia espiritual realizavam testes cardio xpto, comprovando a saúde do coração para amar, confiar e seguir os chamamentos de Deus, suportado na certeza de que, quem segue o que Deus diz e pede, recebe muito mais e nada lhe falta.

Finalmente, um especialista em “clínica geral”, na posse dos diagnósticos já feitos, recebia as famílias, dialogava com elas, prescrevia-lhes uma terapêutica adequada que favorecesse a oração pessoal e familiar pelas vocações: não só a vocação dos outros mas também a dos próprios. Todos eram convidados a pertencer ao Mosteiro Invisível Vocacional, corrente de oração pelas vocações na nossa Diocese, recebendo a oração que mais se adequava à idade e condição de cada um, com a missão de a rezar regularmente. Em alguns casos, o “clínico” propunha também terapêuticas de alcance mais aprofundado, com a indicação/convite para participação em alguma das actividades vocacionais para jovens, raparigas e rapazes, que se desenvolverão durante o mês de Julho.

Deste modo interactivo, o Sector de Animação Vocacional procurou solidificar nas famílias a consciência de que o cuidado vocacional é inerente à vida familiar, e que não acontece espontaneamente, antes pede uma procura continuada de aprender a perguntar, escutar, ver e seguir; e de que toda a hora é hora de Deus chamar, desde o mais novo até ao mais velho, sem que sejamos nós a estabelecer metas, ritmos, prazos e momentos a que Deus, depois, teria que se sujeitar. Escutar e responder é o dinamismo base da fé, a inculcar em qualquer idade e condição no seio da família, logo desde pequeno. Assim as famílias possam tornar operativa esta atitude vocacional e a respectiva liberdade para guiar cada um a abraçar, em cada etapa da vida, a iniciativa amorosa com que Deus chama à vida em plenitude.

  

_____________________


Vai acontecer…

 

Durante o Verão, são variadas as iniciativas realizadas pelo Patriarcado de Lisboa e pelas famílias religiosas, com a intenção oferecer a jovens verdadeiras experiências fortes de natureza vocacional. Aqui ficam algumas datas:

 

Pré-Seminário

30 Junho – 04 Julho

Estágio para Rapazes do 7º e 8º anos ¾ Seminário de Penafirme

 

Pré-Seminário

30 Junho – 04 Julho

Campanário para Rapazes do 9º, 10º e 11º anos ¾ Seminário de Penafirme

 

Seminário de São José de Caparide

20 – 27 Julho

Semana de Verão para Rapazes do 12º e mais velhos ¾ Seminário de Caparide

 

Sector de Animação Vocacional

14 – 18 Julho

Campo Vocacional para Raparigas do 7º, 8º e 9º anos ¾ Seminário de Penafirme

 

Sector de Animação Vocacional

14 – 18 Julho

Campo Vocacional para Raparigas do 10º, 11º e 12º anos ¾ Seminário de Penafirme

 

Irmãs de São José de Cluny

19 – 20 Julho

Fim-de-semana missionário – “Aconteça o que acontecer, não deixes de Acreditar” ¾ Monforte

 

Irmãs de São José de Cluny

3 – 8 Agosto

Cluny Camping – “Jesus, Palavra de Fé”, a partir dos 16 anos ¾ Quinta do Loureiro, Menino Deus, Lisboa.

 

Servas de Nossa Senhora de Fátima

21 – 28 Julho

Férias Apostólicas — Entroncamento

 

Servas de Nossa Senhora de Fátima

31 Julho – 03 Agosto

Retiro de silêncio – Quinta das Tílias, Venda Seca - Belas

texto e fotos pelo Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES