Vocações |
Vocações
Novo ano pastoral na Animação Vocacional
<<
1/
>>
Imagem
O arranque do novo ano pastoral já aconteceu, marcado pelo “sonho missionário de chegar a todos”, e com ele chegaram vários desafios e oportunidades que importa dar a conhecer para que possam ser aproveitadas pelos fiéis e pelas comunidades, onde e se for auxílio para a caminhada de fé feita mais localmente.

 

____________

 

Um primeiro conjunto de acções é dinamizado e oferecido pelo Sector Diocesano, no campo da reflexão e formação dos agentes de pastoral:

 

Rede paroquial de Animadores Vocacionais

Um projecto iniciado há sete anos, herdeiro da antiga Obra das Vocações Sacerdotais (O.V.S.) e dos Centros Paroquiais das Vocações, e que procura motivar o surgimento de animadores vocacionais em cada paróquia que, animando a oração, a reflexão e o cuidado vocacional, ajudem cada família e comunidade a respirar a fé em dinamismo vocacional. Por outras palavras que cada baptizado viva a fé à escuta da vontade de Deus para Lhe responder com prontidão, generosidade e obediência, aprendendo a querer sempre o que Deus quer, em qualquer circunstância e idade. Só uma fé vivida como vocação permanente pode fazer nascer pessoas capazes de escutar o apelo divino para uma entrega mais radical da sua vida ao serviço de Deus e do seu Povo. Para nos animarmos e fortalecermos na missão de lançamento e solidificação desta rede teremos os nossos dois encontro anuais de Animadores Paroquiais das Vocações, agendadas para 22 de Novembro e 21 de Fevereiro próximos

 

Formação em acompanhamento vocacional para casais novos, catequistas, animadores juvenis, dirigentes do CNE…

Duas sessões de formação ao sábado e domingo, teórico-práticas, acerca da provocação e acompanhamento vocacional das nossas crianças, adolescentes e jovens, que permita desfazer alguns mitos e conhecer os dinamismos próprios do modo misterioso e surpreendente com que Deus manifesta o seu amor e a sua eleição juntos dos seus filhos e, nomeadamente, dos que elege para consagrar a Si. Estas sessões estão agendadas para 17-18 de Janeiro (Formação I) e 7-8 de Março (Formação II).

 

____________


Estão também programadas acções de interpelação vocacional dirigidas a adolescentes e jovens:

 

Terças.com…

Oferta variada para jovens maiores de 18 anos, no âmbito do discernimento, da oração, da reflexão e da partilha, guiados pelos desafios da Alegria do Evangelho, às terças-feiras à noite no complexo paroquial da igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa, entre as 21h30 e as 23h00, com a seguinte ordem mensal:

Terça.com… Vocação (para rapazes): primeira terça-feira de cada mês.

Terça.com… Vocação (para raparigas): segunda terça-feira de cada mês.

Terça.com… Namorados: terceira terça-feira de cada mês.

Terça.com… a Palavra: quarta terça-feira de Outubro, Janeiro, Março e Maio.

Terça.com… Fé e Cultura: quarta terça-feira de Novembro, Fevereiro, Abril e Junho.

 

Campos Vocacionais para Raparigas

Oferta de umas férias vocacionais para raparigas do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário, organizado em dois grupos etários, a ocorrer nas férias do Natal, da Páscoa e do Verão. Estes campos são realizados numa dinâmica de rica comunhão eclesial, congregando na equipa organizadora consagradas da Aliança de Santa Maria, Discípulas do Divino Mestre, Filhas de Maria Auxiliadora, Irmãzinhas dos Pobres, Missionárias do Amor Misericordioso do Coração de Jesus, Religiosas do Bom Pastor, Servas de Nossa Senhora de Fátima. Estes Campos estão agendados para 20-23 de Dezembro, 21-24 de Março, 15-19 de Julho.

 

Grupo Mais Além

Oferta de um acompanhamento vocacional em grupo a raparigas adolescentes e jovens a partir do 9º ano que queiram ir um pouco mais além na descoberta da sua vocação.

Para as mais novas, entre o 9º e o 11º ano de escolaridade, estão agendados os Campos Vocacionais das férias e os sábados e domingos de 11-12 de Outubro, 21-22 de Fevereiro e 16-17 de Maio. Estes encontros realizam-se na Casa do Oeste, em Ribamar (Lourinhã).

Para as mais velhas, do 12º ano e superior, para além dos Campos Vocacionais, estão agendados os seguintes dias, com periodicidade mensal, a acontecer em diferentes casas de vida consagrada: 26 de Outubro (Aliança de Santa Maria), 22 de Novembro (Irmãzinhas dos Pobres), 24 de Janeiro (Paulinas), 21 de Fevereiro (Discípulas do Divino Mestre), 25 de Abril (Servas de Nossa Senhora de Fátima), 23 de Maio (Salesianas), e 20 de Junho (Concepcionistas).

 

Encontro Vocacional de Adolescentes

Em articulação com o Sector Diocesano da Catequese e respondendo a um pedido dos adolescentes, feito no ano passado, será oferecido um encontro vocacional de 24 horas, desde o fim da tarde de sexta-feira até ao final da tarde de sábado, para rapazes e raparigas, para aprofundar e partilhar perguntas e dúvidas, respostas e desafios relacionados com a descoberta do que Deus quer de cada um e sobre o modo de poder escutar, compreender e responder. Terá duas sessões, uma para os adolescentes das regiões pastorai da Cidade e do Termo, outra para os do Oeste, nas datas seguintes:

28-29 de Novembro, para os Adolescentes da Cidade e do Termo, na Venda Seca (Belas).

05-06 de Dezembro, para os Adolescentes do Oeste, na Nazaré.

 

____________


Um terceiro campo de acção está directamente relacionado com uma indicação do Papa Francisco para o próximo ano:

 

Ano da Vida Consagrada

Para responder à iniciativa do santo padre de oferecer à Igreja Universal um Ano da Vida Consagrada em 2015, estão a ser preparadas, junto das famílias e demais comunidades cristãs, da escola e da universidade, formas de dinamizar a interpelação e a vivência face a este tesouro excelente na Igreja que é a vida consagrada. Procurar-se-á valorizar as Semanas do Consagrado (1-8 de Fevereiro) e das Vocações (19-26 de Abril), e outros momentos que entretanto se mostrem significativos. Está constituída um equipa que já começou a pensar e com dinamizar este ano e que integrará várias famílias de vida consagrada: Aliança de Santa Maria, Paulinas e Servas de Nossa Senhora de Fátima (que já trabalham com o Sector de Animação Vocacional), Cooperadoras da Família e Padres de Schoenstatt (ligados à família e à escola), Salesianos (ligado à escola), jesuítas (ligados à escola e à universidade), Dehonianos e Espiritanos (ligados ao IMAG). Fazem ainda parte desta equipa de trabalho, uma candidata à Ordem das Virgens (do Sector Diocesanos da Animação Vocacional) e um sacerdote Comboniano (do Sector Vocacional da Animação Missionária).

 

____________


Agenda para o ano pastoral

Aqui fica a tabela com todas as datas, incluindo outras que também estão agendadas e não se integram especificamente nos campos de acção acima referidos:

 

Actividades dinamizadas pelo Sector

22/Nov.: Animadores Paroquiais das Vocações

28/Nov.: Vigília das Ordenações

17-18/Jan.: Formação Vocacional I

21/Fev.: Animadores Paroquiais das Vocações

07-08/Mar.: Formação Vocacional II

26/Jun.: Vigília das Ordenações

1ª Terça Feira: Terça.com… Vocação (rapazes)

2ª Terça Feira: Terça.com… Vocação (raparigas)

3ª Terça Feira: Terça.com… Namorados

4ª Terça Feira: Terça.com… Palavra / Fé e Cultura

 

Actividades realizadas com Institutos de Vida Consagrada feminina

1 Sábado/mês: Grupo Mais além 2 (Raparigas do 12º e Universitárias)

11-12/Out.: Grupo Mais além 1 (Raparigas do 9º ao 11º)

20-23/Dez.: Campo Vocacional para Raparigas (Casa do Oeste)

07-08/Fev.: Grupo Mais além 1

21-24/Mar.: Campo Vocacional para Raparigas (Casa do Oeste)

16-17/Mai.: Grupo Mais além 1

15-19/Jul.: Campo Vocacional para Raparigas (Seminário de Penafirme?)

 

Actividades realizadas com o Sector da Catequese

28-29/Nov.: Encontro Vocacional de Adolescentes (nas Tílias)

05-06/Dez.: Encontro Vocacional de Adolescentes (na Nazaré)

 

Actividades para o Ano do Consagrado

(Com ASM, FSP, SNSF; ISCF, ISPSch, SDB, SJ; CSSP, SCJ)

Semana do Consagrado

Semana das Vocações

Outras a definir

 

Outras datas a reter

09-15/Nov.: Semana dos Seminários

01-08/Fev.: Semana do Consagrado

19-26/Abr.: Semana das Vocações

31/Mai.: Jornada de Oração pela Vida Contemplativa

12/Jun.: Jornada de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES