Vocações |
Animadores, agentes, diaconado, adolescentes, campanários e campos vocacionais
As VOCAÇÕES em Notícias
<<
1/
>>
Imagem
A Rede de Animadores Paroquiais das Vocações, a Formação de Agentes Pastorais em Animação Vocacional, a Formação para o Diaconado Permanente, os Encontros Vocacionais de Adolescentes da Catequese, os Estágios e Campanários de Natal e os Campos Vocacionais de Natal são os temas em destaque na Pastoral Vocacional do Patriarcado de Lisboa.

 

Rede de Animadores Paroquiais das Vocações

A rede de animadores paroquiais das vocações continua a realizar o seu trabalho de animar as famílias e as comunidades na vivência da fé em dinamismo de escuta e resposta vocacional e no cuidado das vocações consagradas.

Assim, o primeiro dos encontros de animadores a realizar este ano pastoral decorreu no Seminário dos Olivais no passado dia 22 de Novembro entre as 10h00 e as 12h30, e contou com participação de animadores da paróquia de Alfornelos, presentes pela primeira vez.

Estiveram ainda presentes as paróquias de Agualva, Algés, Barcarena, Malveira, Nova Oeiras, Portela, Póvoa de Santa Iria, São Julião da Barra.

Foi um tempo de partilha das iniciativas desenvolvidas em cada comunidade, e das acções previstas pelo Sector de Animação Vocacional. Houve ainda tempo para uma meditação de alguns desafios da Evangelii Gaudium à pastoral vocacional, tendo o encontro terminado com a oração do terço pelas vocações.

A próxima reunião de animadores paroquiais das vocações está agendada para 21 de Fevereiro de 2015.

 

Formação de Agentes Pastorais em Animação Vocacional

O Sector de Animação Vocacional volta a oferecer este ano pastoral duas acções de formação para agentes pastorais, de modo que se vá multiplicando nas famílias e nas comunidades cristãs uma consciência mais viva acerca da dimensão vocacional de toda a vida cristã, em todas as suas etapas. Se a fé nos dá a vida de Cristo e nos faz pertencer a Deus, então a vida já não é o que que cada um quer dela, mas deve ser construída a partir de Deus e para Deus. Em ordem a favorecer a transmissão e iniciação da fé em chave vocacional, estas acções de formação dirigem-se não só aos animadores paroquiais das vocações mas também a catequistas, animadores de grupos juvenis, dirigentes do CNE, casais novos. Vão realizar-se na Casa do Oeste, em Ribamar, no concelho da Lourinhã. A Formação I será nos dias 17 e 18 de Janeiro de 2015 e debruçar-se-á sobre a dimensão vocacional da fé e da vida cristã e o dinamismo da pastoral vocacional. A Formação II será nos dias 7 e 8 de Março de 2015 e versará sobre as diferentes vocações, seu significado e lugar na Igreja.

 

Formação para o Diaconado Permanente

Os aspirantes e candidatos em formação para o Diaconado Permanente, juntamente com as suas esposas, viveram a recolecção de Advento no passado dia 29 de Novembro, no Seminário dos Olivais, com a qual se prepararam para o arranque deste caminho que conduzirá ao Natal.

A formação para o Diaconado Permanente na nossa Diocese faz-se ao longo de cinco anos – o primeiro de aspirantado ou propedêutico, seguido de três anos de formação teológica mais um ano pastoral, ao longo dos quais se vai fazendo o discernimento e a preparação para se abraçar o ministério se Deus o confirmar.

Actualmente a comunidade de formação é constituída por seis aspirantes, provenientes das comunidades da Damaia (dois), de Queluz, do Rato, da Silveira e de Torres Vedras. A estes acrescem mais quatro candidatos, já no segundo ano de Teologia, provenientes das comunidades do Algueirão, da Benedita, de Paço de Arcos e de Sintra.

Todos os anos podem ser propostos novos aspirantes, entre Janeiro e Maio, desde que a propositura seja apresentada e fundamentada pelo pároco ou responsável de realidade eclesial onde o proposto esteja vitalmente inserido, de acordo com as normas de selecção e formação em vigor no Patriarcado.

 

Encontros Vocacionais de Adolescentes da Catequese

O Sector da Catequese, com a colaboração Sector de Animação Vocacional, organizou dois encontros vocacionais para adolescentes que quisessem aprofundar um pouco o modo de aprender a escutar o chamamento de Deus e a forma de Lhe responder com fidelidade.

O primeiro destes encontros realizou-se na Quinta das Tílias, na casa das Servas de Nossa Senhora de Fátima, nos passados dias 28 e 29 de Novembro. Contou com a presença de quarenta e cinco adolescentes de ambos os sexos, entre os catorze e os dezoito anos, das paróquias da Pontinha, Póvoa de Santa Iria, São João das Lampas e Venda Nova.

O segundo realizou-se no Stella Maris da Nazaré, nos passados dias 5 e 6 de Dezembro. Estiveram presentes cinquenta e nove adolescentes de ambos os sexos, dos nonos e décimos anos e das comunidades de Évora de Alcobaça, de Matacães, de São Lourenço dos Francos, da Serra do Bouro, da Vestiaria e do Vimeiro (Alcobaça).

Ambos os encontros desenvolveram-se em torno do modo como os sonhos pessoais se abandonam ao sonho de Deus e se constroem a partir dele. Ajudados pelo filme A lenda de 1900 e de alguns instrumentos didácticos, bem com de alguns momentos de oração, os adolescentes puderam questionar-se acerca de como aprendem a decidir a sua vida a partir do chamamento de Deus.

 

Estágios e Campanários de Natal

Como em todos os anos, o Pré-Seminário vai organizar os seus encontros vocacionais nas férias de Natal. Estes são dirigidos a todos os que já são acompanhados durante o ano, mas também a outros rapazes que queiram conhecer e experimentar um tempo de escuta, partilha, oração, convívio, catequese e jogo, à volta da descoberta da vontade de Deus. Estes encontros decorrem no Seminário de Penafirme, no concelho de Torres Vedras.

 

Campos Vocacionais de Natal

Como já vem acontecendo nos últimos os anos, também o Sector de Animação Vocacional, juntamente com alguns Institutos de Vida Consagrada, vai organizar os seus encontros vocacionais nas férias de Natal. Estes são dirigidos a todas as que já são acompanhadas durante o ano, mas também a outras raparigas que queiram conhecer e experimentar umas férias com Jesus na descoberta do caminho a que Ele quer chamar. Estes Campos Vocacionais realizam-se na Casa do Oeste, em Ribamar, no concelho da Lourinhã.

pela Pastoral Vocacional do Patriarcado de Lisboa
A OPINIÃO DE
Pe. Alexandre Palma
Vivendo numa época pródiga em tantos progressos tecnológicos, talvez nos surpreenda verificar que a...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Grande clamor e indignação suscitou a proposta (entretanto retirada) da Comissão Europeia de aconselhar/proibir...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES