Juventude |
Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil
Os carismas no serviço à juventude
<<
1/
>>
Imagem
Video

No Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil (CDPJ), o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, lembrou a importância dos carismas que “o Espírito Santo dá à Igreja local” como “resposta às necessidades deste tempo”.

 

Na última reunião do CDPJ, que se realizou no passado sábado, dia 9 de maio, no Seminário dos Olivais, o Cardeal-Patriarca de Lisboa lembrou aos representantes da juventude na Diocese de Lisboa as duas dimensões da Igreja. “A Igreja, que é este conjunto de todos nós reunidos, em torno de Jesus Cristo, tem uma concretização geral e outra particular ou local. Existe o centro, em torno da Igreja universal, com o sucessor de Pedro, e à volta, a Igreja particular, com os outros bispos que têm como missão manter o que dizemos no Credo: ‘Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica’ - isto é uma comunhão. A dimensão universal ou católica da Igreja e a sua dimensão particular ou local são duas dimensões da mesma Igreja. São dois momentos da nossa pertença a esta família dos filhos de Deus que Cristo começou no mundo”, explicou D. Manuel Clemente, referindo a importância dos carismas que vão surgindo. “Dentro da Igreja, quer a nível universal, quer local, há muita realidade que o Espírito não deixa de criar. Os carismas são graças que o Espírito de Deus nos concede, não para benefício próprio mas em favor do todo, ‘para a edificação do Corpo de Cristo’ - tal como diz São Paulo”, lembrou.

 

Mesa de partilha

Perante cerca de trinta representantes juvenis das equipas vicariais e dos movimentos que estão presentes na Diocese de Lisboa, D. Manuel Clemente referiu que a diversidade dos movimentos representados “são carismas que a Igreja reconheceu, que encontraram uma linguagem e modo de agir muito adaptado aos dias de hoje e são uma ocasião para todos de se reconhecerem enquanto Igreja. O Espírito de Cristo dá vida à Igreja e vai criando, de tempos a tempos, coisas novas para responder às necessidades de cada tempo”.

Neste encontro, o Cardeal-Patriarca sublinhou a função do Serviço da Juventude da diocese, lembrando que “não se trata de uma cúpula”. “A missão do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa não é criar uma ‘super estrutura’ mas proporcionar o que aqui está a fazer – uma mesa de partilha (ver caixa) do que se localiza em Lisboa. À volta desta mesa estão representantes das vigararias mas também de movimentos e associações. Tudo isto é importante para que a Igreja funcione... quer nesta dimensão territorial, quer nestas dimensões mais transversais que ultrapassam as dioceses portuguesas. Tudo isto é Igreja, várias maneiras complementares de sermos a Igreja de Cristo”.

Durante o CDPJ foram projetadas as próximas atividades do Serviço da Juventude, em especial a peregrinação a Taizé, que vai contar com a presença de D. Manuel Clemente.

 

Atividades partilhadas

No Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil foram partilhadas, como é habitual, as principais atividades realizadas pelas vigararias e pelos movimentos que estão presentes no Patriarcado de Lisboa. De entre o conjunto das propostas dadas a conhecer, destacam-se as seguintes:

·         Jornadas Vicariais

·         Peregrinações, a pé, a Fátima

·         Vigília com celebração penitencial

·         Criação de núcleos católicos na universidade

·         Colónias de férias

·         Encontros inter-religiosos

·         Missões de rua

·         Visita Pascal

·         Visitas a lares de idosos

·         Diversos momentos de oração

  

_________________


Sínodo Diocesano 2016: Proposta para jovens

O Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa disponibilizou online uma proposta de encontro para os grupos de jovens, com base nos conteúdos do Guião de Leitura #3 – ‘O anúncio do Evangelho’, do Sínodo Diocesano de Lisboa 2016. O documento pode ser descarregado em: http://goo.gl/aR03LT.

 

18 de julho - RIOnidos em Cristo

A celebrar os 40 anos da Diocese de Setúbal, os jovens das duas margens do Rio Tejo vão viver a sua fé num dia de comunhão. Vê o vídeo de promoção em https://goo.gl/3CMexS.

 

8 a 17 de agosto – Taizé

Milhares de jovens irão rumar a Taizé para celebrarem os 75 anos da comunidade de Taizé e os 100 anos de nascimento do Irmão Roger. Os jovens de Lisboa vão peregrinar, na companhia de D. Manuel Clemente.

Mais informações em http://juventude.patriarcado-lisboa.pt

texto e fotos por Serviço da Juventude
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
António Bagão Félix
Na semana passada li uma entrevista com um candidato a deputado (cabeça-de-lista) pelo circulo eleitoral do Porto.
ver [+]

P. Manuel Barbosa, scj
Com “missão nas férias” não quero propor programas de férias missionárias, nem dizer que a missão está de férias.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES