Vocações |
Aos 21 anos
Jovem da Silveira (Torres Vedras) entrou como postulante no Mosteiro das Concepcionistas
<<
1/
>>
Imagem

No passado Domingo, dia 31, uma jovem da Silveira, Torres Vedras, de seu nome Joana Rodrigues, de 21 anos e recém formada em Serviço Social, entrou como postulante no Mosteiro das Concepcionistas de Campo Maior, depois de 4 anos de caminhada e discernimento vocacional. Apresentamos, em seguida algumas fotografias dessa jovem que fez caminho na sua comunidade, no Externato de Penafirme e nos grupos vocacionais da nossa Diocese.

 

________________

 

Mais Além

A esperança do futuro

 

Nos dias 23 e 24 de Maio, tivemos o nosso Mais Além deste trimestre, cujo tema foi o que temos vindo a trabalhar ao longo deste ano, “O Sonho Missionário de Chegar a Todos”, precisamente o que tentámos fazer, chegar a todas as periferias!

 

Ao longo deste fim de semana, tivemos a oportunidade de sair da nossa zona de conforto, do habitual e da rotina. Foi ocasião para chegar a todas as periferias procurando levar um pouco de nós mesmos, evangelizando. Assim, durante a tarde de Sábado visitámos famílias que são ajudadas pelas Irmãzinhas de Jesus, usufruindo de momentos de muita alegria e boa disposição que decerto marcaram a vida daquelas pessoas assim como as nossas. Depois de uma catequese com as animadoras, à noite fomos à Vigília de Pentecostes na Sé, com o Senhor Patriarca e com vários jovens da Diocese. Para mim, este foi um dos momentos mais bonitos deste Mais Além; durante a vigília o Senhor Patriarca dirigiu-se a nós, jovens, perguntando-nos se encontrávamos os Santos nas paredes da Sé. Vendo-nos sem resposta, disse-nos que os Santos estavam ali: “Os Santos estão à minha frente, são vocês!”, explicando que nós somos a esperança do futuro, assim como o Papa Francisco diz: “Vós jovens, sois a janela do futuro”, sendo que somos a transição para que esta esperança chegue a todas as periferias, sem que prisão alguma nos possa impedir de levar Jesus aos outros (como vinha referido no Evangelho de Sábado que tínhamos ouvido), o que veio ao encontro do que estávamos a procurar nesse tempo: ser Luz e levar Luz a todos os corações mergulhados nas periferias da vida. Após pernoitarmos nas Irmãzinhas dos Pobres, em Campolide, no domingo de manhã foi tempo de chegarmos a “outra periferia”, cumprindo assim este sonho de chegar a todos! Estivemos com as Missionárias da Caridade onde pudemos estar com pessoas com deficiências mentais que de forma genuína se mostraram muito felizes com a nossa presença.

Penso que este encontro não deve ser quantificado pelas horas em que estivemos em cada sítio, mas pelo facto de nos termos feito instrumentos de Jesus para visitarmos vários sítios onde também Ele se faz presença…

Partilhar esta intimidade que temos com Ele, com as outras raparigas e com aqueles que por trás de uma gargalhada têm um coração cheio do Pai, é sempre uma experiência maravilhosa e muito cheia.

Quando colocamos amor naquilo que fazemos, “colamo-nos a Jesus” (palavras do Senhor Patriarca) e damo-nos totalmente, não há forma de o rendimento em Cristo não ser 100%!

 

Mariana Craveiro, 17 anos, da Freiria

 

________________ 

 

Diácono Elvino Borges

Disponível para servir

 

No passado dia 1 de Maio, realizou-se no Seminário dos Padres Espiritanos na Torre d’Aguilha a ordenação diaconal do jovem Elvino Borges, natural de Cabo Verde. Com um irmão no Seminário dos Olivais, pela Diocese de Santiago, Cabo Verde, deixamos aos nosso leitores o testemunho vocacional do Irmão Elvino, cssp, com uma história iniciada no seio da família onde, como se pode depreender, se aprendeu a escutar a voz do Senhor que chama.

 

Foi no seio da minha família que comecei a sentir o chamamento à vida sacerdotal e missionária. Durante a minha infância tive a sorte de conhecer Jesus através das parábolas dos Evangelhos que ia ouvindo na catequese, na missa, nas reuniões de Legião de Maria… Isso fez despertar em mim a sensibilidade pelos mais pobres e abandonados no mundo. O contacto com as Irmãs Missionárias Espiritanas, que eram próximas da minha família, permitiu-me conhecer os Espiritanos. Depois de os conhecer, comecei a frequentar os retiros mensais na residência espiritana na cidade da Praia, e aos poucos fui conhecendo o carisma e a missão da Congregação do Espírito Santo. Senti-me identificado com o carisma espiritano e, à medida que fui caminhando, aumentava em mim o desejo de ser missionário para servir os outros.

 

Uma longa caminhada…

Em 2004 entrei no seminário espiritano na cidade da Praia, vindo para Portugal em 2006 para iniciar o postulantado no Seminário da Torre d’Aguilha. Em 2008 fiz o meu estágio missionário no Paraguay. Seguiu-se o ano de Noviciado no Seminário de Chevilly-La-Rue, nas periferias de Paris. Concluí os meus estudos de Teologia e a minha caminhada em direção ao sacerdócio na Comunidade do Pinheiro Manso (Porto). Foram onze anos de um percurso enriquecedor, na medida em que fui amadurecendo quer humana quer espiritualmente. O caminho feito deixou-me com o entusiasmo de continuar disponível a servir a Deus e aos irmãos.  

 

Ordenação de Diácono 

Por isso, a 1 de Maio, na Capela grande do Seminário da Torre d’Aguilha, fui Ordenado Diácono por D. Joaquim Mendes. Afirmei diante dos meus confrades, familiares e amigos que quero configurar-me com Cristo servidor, na confiança de que Deus será sempre o meu apoio seguro. O Bispo D. Joaquim na sua homilia exortou-me a crescer no amor ao Senhor e no serviço com a seguinte palavra: ‘Exercita-te no serviço, na disponibilidade, no estar com o Senhor para os outros. Põe os teus passos nos passos de Jesus. Reveste-te da sua caridade, e o que fizeres fá-lo pelo Senhor e em seu nome, com o seu coração, com os seus sentimentos, gratuitamente e por amor’. Perante, estas palavras, peço a Deus que continue a infundir em mim a graça da fé, da esperança e da caridade, e assim, possa ser anunciador e cumpridor da Sua Palavra.

 

Pronto a partir…

Com a minha atitude tranquila, caminho numa escuta constante da voz de Deus, sem querer ouvir mais do que Deus me quer comunicar. Fui esperando o momento de Deus e a manifestação da Sua vontade. Resta-me dar graças a Deus pelas maravilhas que realiza, realizou e vai realizando em mim. O dia 1 de maio foi para mim, um dia de muita alegria, porque graças a Deus, pude desfrutar da presença dos meus pais e irmão, dos meus confrades, amigos (entre os quais alguns elementos dos movimentos espiritanos) e familiares. Tudo decorreu num ambiente de paz e animação.

 

A caminho do Paraguai

É na confiança a um Deus que não escolhe os capacitados mas que capacita os escolhidos, que lhe peço que me assista sempre com o Seu Espírito, para que possa ser um verdadeiro e fiel servidor da Igreja de Cristo. Fui nomeado para o Paraguai e será lá que a Igreja e a congregação contam com a minha dedicação total à Missão. 

 

________________

 

Datas vocacionais

 

Estágios e Campanários do Verão

Estes encontros do Pré-Seminário, para rapazes, decorrem no Seminário de Penafirme, no concelho de Torres Vedras.

Rapazes do 7º e 8º anos: 29 de junho a 3 de julho

Rapazes do 9º ao 11º anos: 6 a 10 de julho

Site: www.preseminario.net

Contacto: 967003249

 

Campos Vocacionais de Verão

Estes Campos Vocacionais, para raparigas, realizam-se Seminário de Penafirme, no concelho de Torres Vedras.

Raparigas do 7º ao 12º ano e universitárias: 15 a 19 de julho

Site: www.vocacoesxpto.net

Contacto: 912338941

textos pela Pastoral Vocacional do Patriarcado de Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES