Missão |
Escola de Verão aTerra 2015
aTerrar a Sustentabilidade em Valores
<<
1/
>>
Imagem

O projeto aTerra - Políticas Globais e Estratégias Locais para o Desenvolvimento Sustentável foi criado pela FEC - Fundação Fé e Cooperação em fevereiro de 2014.

 

Este projeto nasceu em parceria com a Associação Casa Velha, a Ouremviva e a ACTUAR,  combinando uma intervenção local de capacitação e integração de pequenos agricultores do Concelho de Ourém com uma intervenção na área da educação para o desenvolvimento junto das escolas do Concelho. O projeto conta ainda com o apoio técnico da CONSULAI  (trabalho com agricultores) e da cooperativa Mil Pés (avaliação SROI). 

 

Enfoque e objetivo

Tendo como enfoque o Desenvolvimento Rural no quadro do Direito Humano a uma Alimentação Sustentável, o projeto estabelece uma interligação das políticas para o desenvolvimento sustentável com a realidade das pessoas e dos territórios, avaliando a especificidade das zonas rurais de minifúndio do país, em articulação com os movimentos e desafios globais de mudanças para estilos de vida mais sustentáveis. O aTerra divide-se em três componentes: Capacitação e integração de pequenos agricultores e produtores; sensibilização e mobilização de jovens; e dinamização de redes Locais para o desenvolvimento sustentável. Tem como setor de intervenção a sensibilização e combate às desigualdades sociais, pobreza e exclusão, especialmente em zonas rurais e o seu objetivo principal é o de capacitar e mobilizar pequenos produtores e comunidades escolares do Centro de Portugal para estratégias integradas de sustentabilidade rural em articulação com os desafios globais de desenvolvimento sustentável.

 

Escola de Verão 2015

O aTerra procura despertar nos jovens uma reflexão sobre a sua realidade local e os desafios globais que se colocam ao desenvolvimento rural, sustentável e integrado. As atividades com os jovens culminarão na definição de um compromisso concreto com a comunidade local, tendo em conta a dimensão global das temáticas refletidas. O objetivo é que cada jovem se envolva de forma comprometida com a realidade em que está inserido e que inicie ativamente a sua participação cívica, procurando contribuir para a resolução de um problema concreto da comunidade. Neste âmbito, de 20 e 24 de julho de 2015, realizar-se-á na Quinta da Casa Velha, em Ourém, a 2.ª edição da Escola de Verão aTerra, sob o tema “aTerrar a Sustentabilidade em Valores”, destinada preferencialmente a estudantes universitários, a iniciativa tem como objetivo analisar estratégias integradas de sustentabilidade rural, em articulação com os desafios globais de desenvolvimento sustentável. A participação é gratuita, incluindo o alojamento. As inscrições, até ao dia 10 de julho, podem ser enviadas para margarida.alvim@fecongd.org.

 

_________________


Para mais informações e conhecer melhor o projeto basta visitar www.projetoaterra.org onde também se podem ver as fotos e o vídeo da 1ª edição da Escola de Verão de 2014.

texto por FEC - Fundação Fé e Cooperação
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
A canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires, da Ordem dos Pregadores (1514-1590), constitui um motivo...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Nestes últimos tempos, duas notícias chocaram particularmente os portugueses: o nascimento do Rodrigo,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES